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Título: Resolução temporal em sujeitos monolíngues e bilíngues : gaps in noise test
Outros títulos: Temporal resolution in subjects monolingual and bilingual : gaps in noise test
Autor(es): Rolins, Zélia Cristina Louzeiro Rocha
Orientador(es): Pereira, Valéria Reis do Canto
Assunto: Audição (Fisiologia)
Multilinguismo
Percepção auditiva
Data de apresentação: 5-Jul-2019
Data de publicação: 31-Mai-2023
Referência: ROLINS, Zélia Cristina Louzeiro Rocha. Resolução temporal em sujeitos monolíngues e bilíngues: gaps in noise test. 2019. 29 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Fonoaudiologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Objetivo: Analisar e comparar o desempenho da habilidade de resolução temporal por meio da percepção de gaps com o teste Gaps In Noise (GIN) em sujeitos bilíngues proficientes na Língua Inglesa e sujeitos monolíngues falantes do Português Brasileiro. Métodos: Participaram da pesquisa 50 voluntários, sendo 28 do gênero feminino e 22 do gênero masculino, com idades entre 18 e 45 anos (média 24,32±1,5). A amostra foi dividida em dois grupos: Grupo Monolíngue (GM) composto por 25 indivíduos, falantes do Português Brasileiro, que não apresentavam fluência ou compreensão na língua inglesa ou em outro idioma; Grupo Bilíngue (GB) composto por 25 indivíduos professores de escolas de idiomas falantes do Português Brasileiro como L1 (primeira língua) e proficientes na língua Inglesa. Resultados: As médias dos limiares de percepção de gaps para orelha direita no GM foi 4,60 e GB 3,44, havendo significância estatística (p=0, 023). Já na orelha esquerda, a média no GM foi 4,26 no GB 3,96, não havendo significância estatística (p=0, 615). Nas médias de porcentagens de acertos, a orelha esquerda no GB apresentou melhor desempenho que no GM, principalmente nos gaps de: 5ms, 8ms, 10ms e 15 ms (p=0,033; p=0,017; p=0,016 e p=0,046), não ocorreu diferença estatística nestes gaps.Conclusão: Não houve diferença na análise de orelhas intragrupo. Já na análise intergrupo, o grupo bilíngue apresentou melhores respostas que o grupo monolíngue. Desse modo, pôde-se concluir que os sujeitos bilíngues proficientes na Língua Inglesa apresentaram melhor desempenho na habilidade de resolução temporal em comparação aos sujeitos monolíngues falantes do Português Brasileiro.
Abstract: Objective: To analyze and compare the performance of the temporal resolution ability through the perception of gaps with the Gaps In Noise (GIN) test in bilingual subjects proficient in the English Language and monolingual subjects who speak Brazilian Portuguese. METHODS: Fifty volunteers participated in the study, 28 females and 22 males, aged between 18 and 45 years (mean, 24.32 ± 1.5). The sample was divided into two groups: Monolingual Group (GM) composed of 25 individuals, who were Brazilian Portuguese speakers, who did not present fluency or comprehension in the English language or another language; Grupo Bilingual (GB) consists of 25 individuals who are teachers of language schools that speak Brazilian Portuguese as L1 (first language) and are proficient in the English language. Results: The means of the right ear gaps for the GM were 4.60 and GB 3.44, with statistical significance (p = 0.023). In the left ear, the mean in GM was 4.26 in GB 3.96, and there was no statistical significance (p = 0, 615). In the averages of correct percentages, the left ear in GB presented better performance than in GM, mainly in gaps of: 5ms, 8ms, 10ms and 15 ms (p = 0.033, p = 0.017, p = 0.016 and p = 0.046), not there was a statistical difference in these gaps. Conclusion: There was no difference in the analysis of intragroup ears. In the intergroup analysis, the bilingual group presented better responses than the monolingual group. Thus, it was concluded that the bilingual subjects proficient in the English Language presented better performance in the temporal resolution ability compared to the monolingual subjects who speak Brazilian Portuguese.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Curso de Fonoaudiologia, 2019.
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