Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/34982
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_JuliaMedinaCoelhoGaldino_tcc.pdf1,74 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Avaliação dos processos de coleta e destinação ambiental de pilhas realizado na Universidade de Brasília
Autor(es): Galdino, Júlia Medina Coelho
Orientador(es): Pereira, Cláudio Henrique de Almeida Feitosa
Assunto: Resíduos sólidos
Reciclagem
Lixo eletrônico
Data de apresentação: 9-Mai-2022
Data de publicação: 30-Mai-2023
Referência: GALDINO, Júlia Medina Coelho. Avaliação dos processos de coleta e destinação ambiental de pilhas realizado na Universidade de Brasília. 2022. 63 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Ambiental) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O consumo de pilhas vem aumentando com o desenvolvimento da sociedade e com a elevação do número de aparelhos disponíveis que dependem deste produto para o seu funcionamento, e como consequência disso, está ocorrendo um crescimento do descarte deste produto. As pilhas tem em sua composição componentes tóxicos, desta forma, são consideradas resíduos domésticos perigosos, que quando descartados incorretamente são prejudiciais ao meio ambiente e apresentam risco a saúde humana. Com a finalidade estabelecer formas de reduzir esses impactos, foram definidas algumas técnicas como logística reversa, reciclagem de pilhas, e limites máximos de metais pesados em sua composição. Essas alternativas foram sancionadas a Resolução Conama Resolução no 401/2008 e Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Programas especiais de descarte e coleta seletiva de pilhas é uma das formas de destinar este resíduo para a reciclagem que, entretanto, não é uma prática muito comum, no Brasil, pelo fato de apresentar um custo alto associado. A avaliação do ciclo de vida é uma técnica utilizada para estudar e mensurar os possíveis impactos ambientais provenientes da fabricação e da utilização de um produto ou serviço, em que são avaliados os impactos potenciais de um produto e os aspectos ambientais associados. Este projeto tem como objetivo principal a avaliação do modelo de gestão utilizado para o descarte e a coleta seletiva de pilhas na Universidade de Brasília (UnB). Para tanto, foi avaliado, com o uso do software OpenLCA, o impacto do transporte para a reciclagem das pilhas descartadas na UnB, no ciclo de vida do produto. Para obtenção das informações utilizadas neste trabalho, foram realizadas entrevistas com os responsáveis envolvidos nos processos de coleta do resíduo descartado na UnB e com as empresas parceiras, responsáveis pela triagem e transporte do material descartado na universidade. A partir desse estudo foi possível observar o impacto causado pelo transporte das pilhas e a importância dos pontos de recebimento de pilhas dentro de um plano de descarte e coleta seletiva na Universidade de Brasília.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia Ambiental



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.