Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/34981
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_JoaoPedroMonteiroLima_tcc.pdf17,34 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Benefícios da integração entre SIG e BIM para estudos de viabilidade da recuperação ambiental : estudo de caso na área do lixão no município de Luziânia - GO
Autor(es): Lima, João Pedro Monteiro
Orientador(es): Silva Júnior, Eleudo Esteves de Araújo
Coorientador(es): Oliveira, Bruno Rodrigues
Assunto: Resíduos sólidos
Sistema de Informação Geográfica (SIG)
Aterro sanitário
Data de apresentação: 10-Mai-2022
Data de publicação: 30-Mai-2023
Referência: LIMA, João Pedro Monteiro. Benefícios da integração entre SIG e BIM para estudos de viabilidade da recuperação ambiental: estudo de caso na área do lixão no município de Luziânia - GO. 2022. 73 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Ambiental) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: A utilização de lixões com destino final para resíduos sólidos urbanos é algo que vem ao decorrer dos anos gerando inúmeros passivos ambientais e problemas envolvendo a saúde pública. Assim a legislação nacional nos últimos anos vem buscando formas de acabar com essas atividades e promover a recuperação de áreas degradadas, partindo desse princípio e seguindo um viés mais inovador, esta monografia busca estudar os benefícios da interação entre a Modelagem de Informação para Construção (BIM) e Sistemas de Informações Geográficas (SIG) para estudos de viabilidade de recuperação ambiental, utilizando o Lixão do Município de Luziânia-GO como estudo de caso, onde partindo de uma fundamentação teórica composta por trabalhos relevantes, será utilizada uma ferramenta SIG para realização de mapas e análises de forma subsidiar as tomadas de decisões em uma ferramenta BIM em um projeto de aterro sanitário, buscando uma ampliação nos conhecimentos aplicados na relação entre processo SIG e BIM e identificando o seus benefícios.
Abstract: The use of landfills as the final destination for urban solid waste is something that has over the years generated numerous environmental liabilities and problems involving public health. Thus the national legislation in recent years has been seeking ways to end these activities and promote the recovery of degraded areas, starting from this principle and following a more innovative approach, this monograph seeks to study the benefits of interaction between Building Information Modeling (BIM) and Geographic Information Systems (GIS) for feasibility studies of environmental recovery, using the Municipal Landfill of Luziânia-GO as a case study, where starting from a theoretical foundation composed of relevant works, a GIS tool will be used to perform maps and analysis in order to subsidize the decision making in a BIM tool in a landfill project, seeking an expansion in the knowledge applied in the relationship between GIS and BIM process and identifying its benefits.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia Ambiental



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.