Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/34977
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_GuilhermeKoichiDeGodoiSaito_tcc.pdf3,51 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise da vulnerabilidade ambiental de uma subunidade hidrográfica da bacia do Riacho Fundo
Autor(es): Saito, Guilherme Koichi de Godoi
Orientador(es): Almeida, Wagner Santos de
Assunto: Solos - erosão
Sistema de Informação Geográfica (SIG)
Erosão
Solo - uso
Data de apresentação: 29-Abr-2022
Data de publicação: 30-Mai-2023
Referência: SAITO, Guilherme Koichi de Godoi. Análise da vulnerabilidade ambiental de uma subunidade hidrográfica da bacia do Riacho Fundo. 2022. 72 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Ambiental) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: A bacia hidrográfica do Riacho Fundo, que abrange a subunidade hidrográfica deste estudo, é uma área com um alto peso de importância para o Distrito Federal (DF), apresentando-se como uma contribuinte direta ao Lago Paranoá, que pode promover processos erosivos e de assoreamento, contendo, também, a Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) Granja do Ipê, cujo o local deve prezar pela conservação, tendo em vista sua rica e escassa biodiversidade de fauna e flora endêmicas e ameaçadas de extinção. Por isso, este estudo torna-se fundamental na avaliação preliminar de processos erosivos e de ocupação urbanas. Além disso, sobre os processos encontrados nesta bacia, destaca-se: a expansão urbana na Região Administrativa do Riacho Fundo 2, a crescente expansão de áreas agrícolas, rompimento de talude na região Metropolitana e inundação em faixas urbanizadas de Área de Preservação Permanente (APP) na Vila Cauhy, que foram realidades encontradas na subunidade hidrográfica da bacia do Riacho Fundo que motivaram a análise da expansão das áreas antropizadas, das faixas suscetíveis à inundação e das áreas mais sensíveis aos processos erosivos devido às causas urbanas. Sendo assim, este presente trabalho de conclusão de curso em engenharia ambiental utilizou o fluxograma de metodologia, primeiramente, de indicadores geomorfológicos com a finalidade de uma avaliação prévia da suscetibilidade do ambiente natural a processos erosivos, em seguida, os mapas de uso e cobertura do solo de diferentes anos de 1984, 2000 e 2019, para avaliar a expansão das classes temáticas antrópicas, o mapa de inundação a partir das camadas de uso e cobertura do solo do ano de 2019, declividade e hipsometria, para avaliar zonas mais suscetíveis à inundação e, por fim, foi elaborado o mapa da vulnerabilidade ambiental com o auxílio da metodologia de Análise Hierárquica de Processos, para avaliar as suscetibilidades aos processos erosivos devido às causas antrópicas.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia Ambiental



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.