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Título: Feia, louca e má : o mito da beleza, a descrição de personagens femininas e o ponto de vista narrativo masculino nos contos “Eu era mudo e só”, de Lygia Fagundes Telles, e “O Enforcado”, de Adriana Lisboa
Autor(es): Santos, Maria Clara Freitas dos
Orientador(es): Pires, Maria Isabel Edom
Assunto: Literatura brasileira
Personagens literários - análise
Mulheres na literatura
Data de apresentação: 22-Fev-2023
Data de publicação: 29-Mai-2023
Referência: SANTOS, Maria Clara Freitas dos. Feia, louca e má: o mito da beleza, a descrição de personagens femininas e o ponto de vista narrativo masculino nos contos “Eu era mudo e só”, de Lygia Fagundes Telles, e “O Enforcado”, de Adriana Lisboa. 2023. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Letras Português) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Este trabalho analisa os contos "Eu era mudo e só", de Lygia Fagundes Telles, e "O enforcado", de Adriana Lisboa, a fim de discutir a construção de personagens femininas do ponto de vista de um narrador masculino. Com o apoio teórico da crítica feminista de Naomi Wolf (1992), da teoria do belo de Immanuel Kant (1995) e da crítica literária postulada por Gilda Neves Bittencourt (1999) e Constância Lima Duarte (2003), são observados, com viés diacrônico, aspectos da descrição física das personagens em relação ao enredo dos contos, indagando-se como neles se consolida a figuração da mulher. São igualmente observados a mítica da beleza feminina e o discurso masculino de poder problematizados pela literatura brasileira contemporânea de que são representativos os contos escolhidos.
Abstract: This paper analyzes two short stories - ‘Eu era mudo e só’ (I Was Mute and Alone) by Lygia Fagundes Telles and “O enforcado” (The Hung) by Adriana Lisboa – as a way of discussing how female characters are bilt from the point of view of a male narrator. Finding support in Naomi Wolf’s (1992) feminist critical theory, Immanuel Kant’s (1995) theory of the Beautiful and Gilda Neves Bittencourt’s (1999) and Constância Lima Duarte’s (2003) literary critical theory, this paper observes diachronically the aspects of physical descriptors of the characters in relation to the short stories’ plots, pointing out how consolidated the female imagery is within them. This paper also focuses on the mythos of female beauty and the discourse of male power problematized by Brazilian contemporary literature, which are representative of the chosen stories.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2023.
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