Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Pires, Maria Isabel Edom | - |
dc.contributor.author | Santos, Maria Clara Freitas dos | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Maria Clara Freitas dos. Feia, louca e má: o mito da beleza, a descrição de personagens femininas e o ponto de vista narrativo masculino nos contos “Eu era mudo e só”, de Lygia Fagundes Telles, e “O Enforcado”, de Adriana Lisboa. 2023. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Letras Português) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho analisa os contos "Eu era mudo e só", de Lygia Fagundes Telles, e "O
enforcado", de Adriana Lisboa, a fim de discutir a construção de personagens femininas do
ponto de vista de um narrador masculino. Com o apoio teórico da crítica feminista de Naomi
Wolf (1992), da teoria do belo de Immanuel Kant (1995) e da crítica literária postulada por
Gilda Neves Bittencourt (1999) e Constância Lima Duarte (2003), são observados, com viés
diacrônico, aspectos da descrição física das personagens em relação ao enredo dos contos,
indagando-se como neles se consolida a figuração da mulher. São igualmente observados a
mítica da beleza feminina e o discurso masculino de poder problematizados pela literatura
brasileira contemporânea de que são representativos os contos escolhidos. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Literatura brasileira | pt_BR |
dc.subject.keyword | Personagens literários - análise | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mulheres na literatura | pt_BR |
dc.title | Feia, louca e má : o mito da beleza, a descrição de personagens femininas e o ponto de vista narrativo masculino nos contos “Eu era mudo e só”, de Lygia Fagundes Telles, e “O Enforcado”, de Adriana Lisboa | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-05-29T13:49:06Z | - |
dc.date.available | 2023-05-29T13:49:06Z | - |
dc.date.submitted | 2023-02-22 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/34967 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This paper analyzes two short stories - ‘Eu era mudo e só’ (I Was Mute and Alone) by
Lygia Fagundes Telles and “O enforcado” (The Hung) by Adriana Lisboa – as a way of
discussing how female characters are bilt from the point of view of a male narrator. Finding
support in Naomi Wolf’s (1992) feminist critical theory, Immanuel Kant’s (1995) theory of the
Beautiful and Gilda Neves Bittencourt’s (1999) and Constância Lima Duarte’s (2003) literary
critical theory, this paper observes diachronically the aspects of physical descriptors of the
characters in relation to the short stories’ plots, pointing out how consolidated the female
imagery is within them. This paper also focuses on the mythos of female beauty and the
discourse of male power problematized by Brazilian contemporary literature, which are
representative of the chosen stories. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Letras - Português
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