Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/34965
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_LucianePereiraGuimaraes_tcc.pdf489,4 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Ensino de gêneros textuais no Ensino Fundamental II - artigo de opinião : uma proposta de ciclo de ensino-aprendizagem baseado em gêneros
Autor(es): Guimarães, Luciane Pereira
Orientador(es): Silva, Edna Cristina Muniz da
Assunto: Gêneros textuais
Ensino fundamental
Língua portuguesa - estudo e ensino
Data de apresentação: 2023
Data de publicação: 29-Mai-2023
Referência: GUIMARÃES, Luciane Pereira. Ensino de gêneros textuais no Ensino Fundamental II - artigo de opinião: uma proposta de ciclo de ensino-aprendizagem baseado em gêneros. 2023. 51 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Com o passar dos anos, o trabalho do professor tem se reinventado e tem exigindo que os profissionais se mantenham atualizados em tecnologias, metodologias ativas e conhecimentos para a criação de materiais didáticos, como suporte à atividade em sala de aula. Desta maneira, este trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta de Ciclo de Ensino e aprendizagem do gênero textual “Artigo de opinião” como uma estratégia pedagógica para a organização de práticas escolares para os docentes do Ensino Fundamental II, com foco no 8º ano/série. Assim, tendo em vista a falta de recursos de apoios metodológicos, além do livro didático, procuramos apresentar um modelo de ciclo de ensino e aprendizagem como metodologia-suporte aos docentes. Para alcançarmos os objetivos propostos, utilizaremos como suporte teóricometodológico as contribuições de Muniz da Silva ( 2015; 2017), Oliveira e Muniz da Silva (2017); Rose e Martin (ROSE; MARTIN, 2012), para o suporte na análise da estrutura de três artigos de opiniões e formulação de um Ciclo de ensino-aprendizagem.
Abstract: Over the years, the teacher's work has reinvented itself and it is felt that professionals remain up-to-date in technologies, active methodologies and the ability and knowledge to create didactic materials to support activity in the classroom. In this way, this work aims to present a proposal for a Teaching Learning Cycle of the textual genre "Opinion article" as an element of support and organization of school practices for teachers of Elementary School II, focusing on the 8th year/grade. Thus, in view of the lack of methodological support resources beyond the textbook, we sought to present a Teaching-Learning cycle model as a support methodology for teachers. To achieve the proposed objectives, we will use as theoretical and methodological support the contributions of Muniz da Silva (2015; 2017), Oliveira and Muniz de Souza 2017); Rose and Martin (ROSE; MARTIN, 2012), for support in the analysis of the structure of 3 (three) opinion articles and formulation of the Teaching-Learning Cycle.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Letras - Português



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.