Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Silva, Edna Cristina Muniz da | - |
dc.contributor.author | Guimarães, Luciane Pereira | - |
dc.identifier.citation | GUIMARÃES, Luciane Pereira. Ensino de gêneros textuais no Ensino Fundamental II - artigo de opinião: uma proposta de ciclo de ensino-aprendizagem baseado em gêneros. 2023. 51 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Com o passar dos anos, o trabalho do professor tem se reinventado e tem exigindo que os
profissionais se mantenham atualizados em tecnologias, metodologias ativas e conhecimentos
para a criação de materiais didáticos, como suporte à atividade em sala de aula. Desta maneira,
este trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta de Ciclo de Ensino e aprendizagem
do gênero textual “Artigo de opinião” como uma estratégia pedagógica para a organização de
práticas escolares para os docentes do Ensino Fundamental II, com foco no 8º ano/série. Assim,
tendo em vista a falta de recursos de apoios metodológicos, além do livro didático, procuramos
apresentar um modelo de ciclo de ensino e aprendizagem como metodologia-suporte aos
docentes. Para alcançarmos os objetivos propostos, utilizaremos como suporte teóricometodológico as contribuições de Muniz da Silva ( 2015; 2017), Oliveira e Muniz da Silva
(2017); Rose e Martin (ROSE; MARTIN, 2012), para o suporte na análise da estrutura de três
artigos de opiniões e formulação de um Ciclo de ensino-aprendizagem. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Gêneros textuais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject.keyword | Língua portuguesa - estudo e ensino | pt_BR |
dc.title | Ensino de gêneros textuais no Ensino Fundamental II - artigo de opinião : uma proposta de ciclo de ensino-aprendizagem baseado em gêneros | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-05-29T13:05:11Z | - |
dc.date.available | 2023-05-29T13:05:11Z | - |
dc.date.submitted | 2023 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/34965 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Over the years, the teacher's work has reinvented itself and it is felt that professionals remain
up-to-date in technologies, active methodologies and the ability and knowledge to create
didactic materials to support activity in the classroom. In this way, this work aims to present a
proposal for a Teaching Learning Cycle of the textual genre "Opinion article" as an element of
support and organization of school practices for teachers of Elementary School II, focusing on
the 8th year/grade. Thus, in view of the lack of methodological support resources beyond the
textbook, we sought to present a Teaching-Learning cycle model as a support methodology for
teachers. To achieve the proposed objectives, we will use as theoretical and methodological
support the contributions of Muniz da Silva (2015; 2017), Oliveira and Muniz de Souza 2017);
Rose and Martin (ROSE; MARTIN, 2012), for support in the analysis of the structure of 3
(three) opinion articles and formulation of the Teaching-Learning Cycle. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Letras - Português
|