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Título: A influência de Byron e do romantismo gótico em Álvares de Azevedo, Fialho de Almeida e Apollinaire
Autor(es): Araújo, Lorena Amaral
Orientador(es): Ribeiro, Lúcia Helena Marques
Assunto: Poesia
Romance (Literatura)
Literatura gótica
Data de apresentação: Fev-2023
Data de publicação: 29-Mai-2023
Referência: ARAÚJO, Lorena Amaral. A influência de Byron e do romantismo gótico em Álvares de Azevedo, Fialho de Almeida e Apollinaire. 2023. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: No século 20, o jornalista, satirista e poeta austríaco Karl Kraus dizia que é diferente ter talento e ser talento. Poetas que têm talento precisam se justificar, escrevendo teorias sobre seu fazer poético ou sua época, o gosto da moda etc. Byron não tinha talento, Byron era talento. Portanto, neste trabalho procura-se analisar e aproximar, através de algumas obras, como a influência de Byron atingiu diferentes épocas e autores. A partir das reflexões mensuradas, compreende-se, como resultado, que George Gordon Byron é, sim, expressão do movimento literário supracitado na Inglaterra, e que há relação de proximidade entre sua obra e a de expoentes do Romantismo como Álvares de Azevedo, no Brasil, do Naturalismo, como Fialho de Almeida em Portugal, e até mesmo do Cubismo, como Apollinaire na França
Abstract: In the 20th century, the Austrian journalist, satirist and poet Karl Kraus said that it is different to have talent and to be talent. Poets who have talent need to justify themselves by writing theories about their poetic making or their era, the taste of fashion, etc. Byron had no talent, Byron was talent. Therefore, this work seeks to analyze and approximate, through some works, how Byron's influence reached different times and authors. From the measured reflections, it is understood, as a result, that George Gordon Byron is, yes, expression of the aforementioned literary movement in England, and that there is a close relationship between his work and the work of exponents of Romanticism as Alvares de Azevedo, in Brazil, the Naturalism as Fialho de Almeida, in Portugal and even the Cubism as Apollinaire in France.
Résumé: Au XXe siècle, le journaliste, satiriste et poète autrichien Karl Kraus affirmait qu'il est différent d'avoir du talent et d'être du talent. Les poètes qui ont du talent doivent se justifier en écrivant des théories sur leur œuvre poétique ou sur leur époque, leurs goûts en matière de mode, etc. Byron n'avait pas de talent, Byron était le talent. C'est pourquoi ce travail cherche à analyser et à approcher, à travers quelques œuvres, comment l'influence de Byron a atteint différentes époques et différents auteurs. Des réflexions mesurées, il ressort que George Gordon Byron est, oui, l'expression du mouvement littéraire mentionné ci-dessus en Angleterre, et qu'il existe une relation de proximité entre son œuvre et celle des représentants du romantisme comme Alvares de Azevedo, au Brésil, du naturalisme comme Fialho de Almeida, au Portugal et même du cubisme comme Apollinaire en France.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
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