Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Ribeiro, Lúcia Helena Marques | - |
dc.contributor.author | Araújo, Lorena Amaral | - |
dc.identifier.citation | ARAÚJO, Lorena Amaral. A influência de Byron e do romantismo gótico em Álvares de Azevedo, Fialho de Almeida e Apollinaire. 2023. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | No século 20, o jornalista, satirista e poeta austríaco Karl Kraus dizia que é diferente ter
talento e ser talento. Poetas que têm talento precisam se justificar, escrevendo teorias
sobre seu fazer poético ou sua época, o gosto da moda etc. Byron não tinha talento,
Byron era talento. Portanto, neste trabalho procura-se analisar e aproximar, através de
algumas obras, como a influência de Byron atingiu diferentes épocas e autores. A partir
das reflexões mensuradas, compreende-se, como resultado, que George Gordon Byron
é, sim, expressão do movimento literário supracitado na Inglaterra, e que há relação de
proximidade entre sua obra e a de expoentes do Romantismo como Álvares de Azevedo,
no Brasil, do Naturalismo, como Fialho de Almeida em Portugal, e até mesmo do
Cubismo, como Apollinaire na França | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Poesia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Romance (Literatura) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Literatura gótica | pt_BR |
dc.title | A influência de Byron e do romantismo gótico em Álvares de Azevedo, Fialho de Almeida e Apollinaire | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-05-29T12:58:48Z | - |
dc.date.available | 2023-05-29T12:58:48Z | - |
dc.date.submitted | 2023-02 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/34964 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | In the 20th century, the Austrian journalist, satirist and poet Karl Kraus said that it is
different to have talent and to be talent. Poets who have talent need to justify themselves
by writing theories about their poetic making or their era, the taste of fashion, etc.
Byron had no talent, Byron was talent. Therefore, this work seeks to analyze and
approximate, through some works, how Byron's influence reached different times and
authors. From the measured reflections, it is understood, as a result, that George Gordon
Byron is, yes, expression of the aforementioned literary movement in England, and that
there is a close relationship between his work and the work of exponents of
Romanticism as Alvares de Azevedo, in Brazil, the Naturalism as Fialho de Almeida, in
Portugal and even the Cubism as Apollinaire in France. | pt_BR |
dc.description.abstract3 | Au XXe siècle, le journaliste, satiriste et poète autrichien Karl Kraus affirmait qu'il est
différent d'avoir du talent et d'être du talent. Les poètes qui ont du talent doivent se
justifier en écrivant des théories sur leur œuvre poétique ou sur leur époque, leurs goûts
en matière de mode, etc. Byron n'avait pas de talent, Byron était le talent. C'est pourquoi
ce travail cherche à analyser et à approcher, à travers quelques œuvres, comment
l'influence de Byron a atteint différentes époques et différents auteurs. Des réflexions
mesurées, il ressort que George Gordon Byron est, oui, l'expression du mouvement
littéraire mentionné ci-dessus en Angleterre, et qu'il existe une relation de proximité
entre son œuvre et celle des représentants du romantisme comme Alvares de Azevedo,
au Brésil, du naturalisme comme Fialho de Almeida, au Portugal et même du cubisme
comme Apollinaire en France. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Letras - Português
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