Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/34953
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_MarcoAntonioDeLimaCosta_tcc.pdf742,05 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Conjunto de ensaios didáticos para a experimentação de fundamentos de redes de computadores
Autor(es): Costa, Marco Antônio de Lima
Orientador(es): Fonseca, Tiago Alves da
Assunto: Software - desenvolvimento
Redes de computação
Data de apresentação: 9-Fev-2022
Data de publicação: 25-Mai-2023
Referência: COSTA, Marco Antônio de Lima. Conjunto de ensaios didáticos para a experimentação de fundamentos de redes de computadores. 2022. 150 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia de Software) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: No mundo atual, o uso das redes de computadores se tornou algo imprescindível no sentido de obter e compartilhar informações. Compreende-se que redes de computadores são um conjunto de computadores autônomos interconectados, de modo que os computadores possam funcionar tanto em conjunto quanto independentes uns dos outros. No contexto de engenharia de software, as redes de computadores passam a ter um papel fundamental no desenvolvimento e provimento de novas aplicações. Portanto, é essencial que alunos que cursam bacharelado em Engenharia de Software obtenham conhecimento para operação básica e resolução de problemas relacionados às camadas de rede. Porém, um dos grandes problemas enfrentados hoje no ensino de rede de computadores é a pouca disponibilidade de equipamentos adequados para a utilização de ferramentas e o conteúdo teórico massivo que é lecionado enquanto o discente participa apenas como ouvinte. Desse modo, o presente trabalho propõe a implementação de um conjunto de experimentos práticos para exercitar a operação básica de uma rede de computadores utilizando os sistemas operacionais Linux e FreeBSD, demonstrando a viabilidade da aprendizagem prática no ensino de redes de computadores.
Abstract: In today’s world, the use of computer networks has become essential in order to obtain and share information. It is understood that computer networks are a set of autonomous computers interconnected, so that computers can work both together and independently of each other. In the context of software engineering, computer networks play a fundamental role in the development and provision of new applications. Therefore, it is essential that students pursuing a bachelor’s degree in software engineering gain knowledge for basic operation and troubleshooting related to the network layers. However, one of the major problems faced today in computer network teaching is the limited availability of adequate equipment for the use of tools and the massive theoretical content that is taught while the student participates only as a listener. Thus, the present work proposes the implementation of a set of practical experiments to exercise the basic operation of a computer network using the Linux and FreeBSD operating systems, demonstrating the feasibility of practical learning in teaching computer networks.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia de Software



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.