Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/34949
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_DerickFernandoOliveiraFernandes_tcc.pdfTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)6,54 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorBarcelos Júnior, Manuel Nascimento Dias-
dc.contributor.authorFernandes, Derick Fernando Oliveira-
dc.identifier.citationFERNANDES, Derick Fernando Oliveira. Atenuação de ruídos em dutos por conjuntos de ressonadores de Helmholtz: estudo do efeito do escoamento. 2023. 120 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Aeroespacial) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2023.pt_BR
dc.description.abstractDos métodos passivos de controle de ruídos em dutos e tubulações, a utilização de ressonadores de Helmholtz está presente nos setores da engenharia de mobilidade, especialmente aqueles que envolvem sistemas de refrigeração, de exaustão de motores a combustão interna, tubulações hidráulicas e motores turbo-fan. Estes ressonadores, em suas configurações originais, consistem de segmentos de cavidades interligadas sem a presença de materiais com propriedades dissipativas. Tais dispositivos apresentam satisfatórias propriedades atenuantes, porém possuem a desvantagem de serem efetivos somente em bandas estreitas de frequências, desse modo, para tornar o projeto de controle acústico mais interessante, são frequentemente utilizados em conjuntos transversais e periódicos ao longo do duto (ou da tubulação) a se controlar. Ademais, estes são corriqueiramente colocados em sistema com escoamento interno, onde estudos anteriores demonstraram ser um fator que envolve-se negativamente no desempenho sonoro do ressonador. Frente ao apontado, o presente trabalho trás, por meio de revisão bibliográfica, uma metodologia analítica capaz de mensurar o desempenho acústico de sistemas atenuantes em dutos por conjunto de ressonadores de Helmholtz com e sem o efeito do escoamento. Para tal, considerou-se apenas a propagação planar da onda sonora no interior do duto principal. Também, a fim de se avaliar o equacionamento apresentado, utilizou-se de comparações com metodologias numéricas (Método dos Elementos Finitos e Método dos Volumes Finitos) e dados experimentais retirados de literatura pública. Por fim, tomando um caso exemplo, os efeitos do escoamento sobre o desempenho acústico de um conjunto de ressonadores conectados lateralmente a um duto são investigados e discutidos. Nas situações sem e com escoamento, os resultados obtidos pelos métodos teóricos demonstraram satisfatória concordância com os dados experimentais e com os resultados numéricos, captando os efeitos esperados quanto à alteração de arranjo de ressonadores e quanto ao incremento da velocidade do escoamento interno do duto principal do sistema. Especificamente sobre a alteração da velocidade do escoamento, notou-se através dos resultados das análises, uma relação inversa com o pico do efeito atenuante e uma relação direta com a frequência ressonante dos ressonadores.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordControle de ruídopt_BR
dc.subject.keywordRuídopt_BR
dc.subject.keywordMotores de combustão internapt_BR
dc.titleAtenuação de ruídos em dutos por conjuntos de ressonadores de Helmholtz : estudo do efeito do escoamentopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2023-05-25T14:36:58Z-
dc.date.available2023-05-25T14:36:58Z-
dc.date.submitted2023-02-23-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/34949-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1From the passive methods of pipelines and ducts noise control, the use of Helmholtz resonators is widely applied in the mobility engineering sectors, especially those involv ing cooling systems, internal combustion engine exhaust, hydraulic lines and turbo-fan engines. These resonators, in their original configurations, consist of segments of inter connected cavities without the use of materials with dissipative properties. However, they have the disadvantage that their sound performance can be effective only at narrow fre quency bands, so, to make the acoustical design effective, are often used in periodic and transverse arrays along the duct (or pipe) to control noise. Moreover, they are routinely installed in a system with internal flow, where previous studies have shown this to be a factor negatively involved in their sound performance. In light of the above, this work presents, by means of a literature review, an analytical methodology capable of measur ing the effects of flow on the acoustic performance of attenuating systems in ducts by Helmholtz resonators considering the case of planar propagation of the sound wave. In order to evaluate the equation presented, comparisons were made with numerical method ologies (Finite Element Method and Finite Volume Method) and experimental data taken from public literature. Finally, taking a example case, the effects of flow on the acous tic performance of a resonator array connected laterally to a duct are investigated and discussed. In situations without and with flow, the results obtained by the theoretical methods showed satisfactory agreement with the experimental data and numerical re sults, capturing the expected effects due to the change of the resonators arrangement and due to the increase of the internal flow velocity of the main duct of the acoustic system. Regarding the effect of the flow, the analyses showed an inverse relationship between the peak of the attenuation effect and a direct relationship with the resonant frequency of the resonators when increasing the flow velocitypt_BR
Aparece na Coleção:Engenharia Aeroespacial



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.