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2023_CharlesHenriqueMontesFernandes_tcc.pdfTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)3,07 MBAdobe PDFver/abrir
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dc.contributor.advisorGessini, Paolo-
dc.contributor.authorFernandes, Charles Henrique dos Montes Fernandes e-
dc.identifier.citationFERNANDES, Charles Henrique dos Montes Fernandes e. Trajetória terra-lua utilizando propulsão elétrica como propulsão primária. 2023. 111 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Aeroespacial) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2023.pt_BR
dc.description.abstractA exploração lunar é um tema que está em alta novamente após alguns anos, com o intuito, agora, de manter uma pesquisa constante no corpo celeste, e também a presença humana constante. O uso de Propulsão Elétrica (EP), levando a uma substancial economia de massa de propelente através de altos valores de impulso específico 𝐼𝑠𝑝 em comparação aos sistemas convencionais de propulsão química, pode ser especialmente benéfico no caso de naves pequenas, com limitações substanciais de massa. Este trabalho tem por objetivo analisar os desafios da utilização da propulsão elétrica como sistema de propulsão primário para uma missão terra-lua, baseado na transferência de baixo empuxo utilizada pela missão Smart-1, e analisar como se dá a trajetória. Inicialmente é estudada a base física e matemática das manobras orbitais já estabelecidas. Em seguida é explorado as características orbitais e de ambiente espacial intrínsecas a uma missão terra-lua com a transferência de baixo empuxo em questão. Subsequentemente, a propulsão elétrica é apresentada, e em sequência é apresentada a missão SMART-1. Por fim, é feito uma simulação da trajetória com propulsão elétrica realizada com o Software STK - Astrogator. A economia de combustível encontrada foi substancial, e um menor Delta v foi encontrado para a transferência com propulsão elétrica, porém, em contrapartida o grande tempo de transferência é um problema em termos de radiação e outras perturbações do ambiente espacial.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordPropulsão espacialpt_BR
dc.subject.keywordMotores de foguetespt_BR
dc.titleTrajetória terra-lua utilizando propulsão elétrica como propulsão primáriapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2023-05-25T14:23:16Z-
dc.date.available2023-05-25T14:23:16Z-
dc.date.submitted2023-02-15-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/34947-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1Lunar exploration is a theme that is on the rise again after a few years, with the intention, now, of maintaining a constant research on the celestial body, and also the constant human presence. The use of Electric Propulsion (EP), leading to substantial savings in propellant mass through high specific impulse values 𝐼𝑠𝑝 compared to conventional chemical propul sion systems, can be especially beneficial in the case of small craft with substantial mass limitations . This work aims to analyze the challenges of using electric propulsion as the primary propulsion system for an earth-moon mission, based on the low thrust transfer used by the Smart-1 mission, and to analyze how the trajectory takes place. Initially, the physical and mathematical basis of the already established orbital maneuvers is studied. It then explores the orbital characteristics and space environment intrinsic to an earth moon mission with the low-thrust transfer in question. Subsequently, electric propulsion is presented, followed by the SMART-1 mission. Finally, a simulation of the trajectory with electric propulsion is carried out with the Software STK - Astrogator. The fuel econ omy found was substantial, and a lower Delta v was found for the transfer with electric propulsion, however, on the other hand, the long transfer time is a problem in terms of radiation and other disturbances of the space environment.pt_BR
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