Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Andrianov, Artem | - |
dc.contributor.author | Tomita, Erika Kamada | - |
dc.identifier.citation | TOMITA, Erika Kamada. Influência do raio de abertura polar sobre o comportamento estrutural de envelope compósito com domos elípticos. 2023. 126 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Aeroespacial) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | A câmara de combustão de foguetes vem sendo fabricadas por bobinagem filamentar
desde a década de 50 e continua sendo objeto de estudo. Entre seus benefícios, destaca-se
a redução de massa do motor, que melhora a sua performance balística. No contexto da
propulsão híbrida, estudos experimentais mostram que diferentes configurações de geometria do sistema de injeção apresentam performance de injeção similar. Em contrapartida,
o diâmetro da placa injetora pode afetar significativamente o comportamento estrutural
da câmara, que também é chamada de envelope. O presente trabalho tem como objetivo
estudar a resposta do envelope conforme a variação do raio de abertura polar. O envelope
é fabricado por bobinagem filamentar, feito de carbono/epóxi, com domos elípticos e sem
forro metálico. É projetada para propulsor híbrido de baixo empuxo (1 kN), com método
de fixação a veículo definido. Dois casos de carga são considerados: teste de pressão estático, com aplicação simples de pressão interna (3 MPa), e funcionamento do motor no
veículo, com inclusão de pressão de injeção (4 MPa). A análise é feita por modelo numérico, baseado no método dos elementos finitos, cuja geometria, condições de contorno,
condições de carga, ângulo e espessura de bobinagem são discutidas aqui. A variação desses parâmetros de bobinagem é considerada. O modelo é validado por método analítico,
conforme a teoria clássica de laminação e a teoria de paredes finas para vasos de pressão.
Para modelar a placa injetora, toma-se por base metodologia analítica para placas finas
sob carga uniformemente distribuída. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Motores de foguetes | pt_BR |
dc.subject.keyword | Bobinagem filamentar | pt_BR |
dc.title | Influência do raio de abertura polar sobre o comportamento estrutural de envelope compósito com domos elípticos | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-05-25T13:59:55Z | - |
dc.date.available | 2023-05-25T13:59:55Z | - |
dc.date.submitted | 2023-02-16 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/34946 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The rocket combustion chamber has been manufactured by filament winding since the
50’s and continues to be an object of study. Among its benefits, the reduction of mo tor mass stands out, which improves its ballistic performance. In the context of hybrid
propulsion, experimental studies show that different configurations of injection system
geometry present similar injection performance. On the other hand, the injection plate
diameter can significantly affect the structural behavior of the chamber, which is also
called case. Because of that, the present work aims to study the structural response of
the case according to the variation of the polar opening radius. The case is manufactured
by filament winding, made of carbon/epoxy, with elliptical domes and without metal lic linner. It is designed for a low thrust hybrid thruster (1 kN), , with defined vehicle
attachment method. Two load cases are considered: static pressure test, with simple ap plication of internal pressure (3 MPa), and motor operation in the vehicle, with inclusion
of injection pressure (4 MPa). The analysis is performed by a numerical model, based on
the finite element method, whose geometry, boundary conditions, load conditions, wind ing angle and thickness are discussed here. The variation of these winding parameters is
considered. The model is validated by an analytical method, according to the classical
lamination theory and the thin-walled theory for pressure vessels. The injection plate is
based on analytical methodology for thin plates under uniformly distributed load. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Engenharia Aeroespacial
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