Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Shynkarenko, Olexiy | - |
dc.contributor.author | Luz, Jhéssica Maria Nunes de Jesus | - |
dc.identifier.citation | LUZ, Jhéssica Maria Nunes de Jesus. Análise aerotermodinâmica da reentrada atmosférica de uma nave similar à Starship. 2023. 107 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Aeroespacial) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Com o processo de privatização do espaço, o setor aeroespacial vem enfrentando uma nova
revolução e, como consequência, tecnologias vêm sendo criadas e aprimoradas. O projeto
Starship, da empresa SpaceX, é o rosto dessa revolução, pois tem como finalidade colaborar
com a colonização de Marte e possibilitar a realização de outras viagens interplanetárias.
Um importante aspecto para que esse projeto seja bem-sucedido é que a nave seja capaz
de suportar a etapa de reentrada atmosférica, tanto em Marte quanto na Terra, que é o
foco do trabalho em questão. Essa etapa refere-se ao estágio final de uma missão espacial
e, em virtude do elevado arrasto e dos efeitos térmicos, é a mais crítica. Portanto, este
trabalho tem como objetivo realizar o estudo preliminar dos aspectos aerotermodinâmicos
que envolvem a reentrada da nave Starship por meio de CFD. Para início, é realizada
a revisão dos aspectos físicos do escoamento hipersônicos e suas modelagens teóricas e
numéricas. Em seguida são apresentadas simulações com números de Mach 3 e 5, levando
em conta parâmetros da trajetória da Starship e da trajetória do Space Shuttle para fins de
validação. Além disso, as simulações têm foco apenas no corpo da nave para determinação
de um domínio e discretização computacional mais otimizados para futuros trabalhos com
a nave completa. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aerotermodinâmica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Missão espacial | pt_BR |
dc.subject.keyword | Veículos espaciais | pt_BR |
dc.title | Análise aerotermodinâmica da reentrada atmosférica de uma nave similar à Starship | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-05-25T12:50:22Z | - |
dc.date.available | 2023-05-25T12:50:22Z | - |
dc.date.submitted | 2023-02-19 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/34939 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | With the process of privatization of space, the aerospace sector has been facing a new rev olution and, as a consequence, technologies have been created and improved. The Starship
project, by the company SpaceX, is the face of this revolution, as it aims to collaborate
with the colonization of Mars and make it possible to carry out other interplanetary trips.
An important aspect of the success of this project is that the spacecraft can support the
atmospheric re-entry stage, both on Mars and on Earth, which is the focus of the work
in question. This stage refers to the final stage of a space mission and, due to the high
drag and thermal effects, it is the most critical. Therefore, this work aims to carry out
a preliminary study of the aerothermodynamic aspects that involve the re-entry of the
Starship spacecraft through CFD. To begin with, a review of the physical aspects of hy personic flow and its theoretical and numerical modeling is carried out. Next, simulations
with numbers of Mach 3 and 5 are presented, taking into account parameters of the Star ship’s trajectory and the Space Shuttle’s trajectory for validation purposes. In addition,
the simulations focus only on the spacecraft’s body to determine the most optimized
computational domain and discretization for future work with the complete spacecraft. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Engenharia Aeroespacial
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