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2023_BrunaLeticiaSouzaFontes_tcc.pdfTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)5 MBAdobe PDFver/abrir
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dc.contributor.advisorShynkarenko, Olexiy-
dc.contributor.authorFontes, Bruna Letícia Souza-
dc.identifier.citationFONTES, Bruna Letícia Souza. Análise numérica dos efeitos da combustão e da transferência de calor em um motor de foguete híbrido. 2023. 95 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Aeroespacial) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2023.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo fazer um estudo numérico dos efeitos da combustão e da transferência de calor no motor de foguete a propulsão híbrida do CPL (2021) com apoio da FAP-DF () e CNPq (), que possui como combustível a mistura da parafina 95% e do polietileno 5% e o óxido nitroso como oxidante. As análises numéricas são grandes aliadas aos custos de projetos, e dessa forma, o software 𝐴𝑁𝑆𝑌 𝑆 será utilizado para a realização do estudo. Afim de avaliar as propriedades do escoamento durante a combustão foram adotadas simplificações para o análise do modelo sendo elas: domínio 2D axissimétrico, regime estacionário, k-𝜖 para tratamento da turbulência, e a combustão não pré misturada. Já na análise de transferência de calor, adotou-se um modelo simplificado 3D de 1/4 da câmara de combustão, afim de avaliar os efeitos dos fluxos de calor nos materiais que a constituem, e seus efeitos durante o processo de propulsão. Os resultados da transferência de calor serviram para comprovar a eficácia do isolante térmico de EPDM.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordMotores de foguetespt_BR
dc.subject.keywordPropulsão espacialpt_BR
dc.subject.keywordCombustãopt_BR
dc.titleAnálise numérica dos efeitos da combustão e da transferência de calor em um motor de foguete híbridopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2023-05-25T11:20:52Z-
dc.date.available2023-05-25T11:20:52Z-
dc.date.submitted2023-02-16-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/34937-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.contributor.advisorcoMendes, Rafael Castilho Faria-
dc.description.abstract1This work aims to make a numerical study of the effects of combustion and heat transfer in the hybrid propulsion rocket engine made by CPL (2021) with the support of FAP-DF () CNPq (), which mix paraffin 95% and polyethylene 5% as fuel and nitrous oxide as an oxidant. Numerical analyzes are great allied to project costs, therefore, the 𝐴𝑁𝑆𝑌 𝑆 software will be used to perform the study. In order to evaluate the properties of the flow during combustion, simplifications were adopted for the analysis of the model, being it: axisymmetric 2d domain, steady state, k𝜖 to treat turbulence, and non premixed combustion. In the heat transfer analysis, a simplified 3D model of 1/4 of the combustion chamber was adopted, in order to evaluate the effects of heat fluxes on the materials that constitute it, and their effects during the propulsion process. The heat transfer results served to prove the effectiveness of the EPDM as thermal insulator.pt_BR
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