Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Pimenta, José Antônio Vieira | - |
dc.contributor.author | Arcanjo, Julia de Alencar | - |
dc.identifier.citation | ARCANJO, Julia de Alencar. A luta pelo diploma e o diploma para a luta: educação superior para os povos indígenas. 2011. 161 f. Monografia (Bacharelado em Ciências Sociais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011. | en |
dc.description | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Antropologia, 2011. | en |
dc.description.abstract | A educação superior para os povos indígenas é um processo em desenvolvimento recente em vários países da América Latina. A partir de uma mudança de paradigma, aliada à perspectiva da interculturalidade e à luta internacional pelos direitos humanos, tem sido possível implementar programas e projetos voltados para a educação superior dos povos indígenas. Os cursos específicos e ações afirmativas para a inclusão de indígenas na educação superior têm resultado principalmente da articulação do movimento indígena junto às universidades e órgãos responsáveis pela política indigenista, além de outras parcerias. Esta monografia apresenta esse panorama e reflete sobre essa problemática. Tendo como foco etnográfico o Convênio de Cooperação FUB-Funai, correspondente ao componente indígena do Plano de Metas para a Integração Social, Étnica e Racial da Universidade de Brasília (UnB), o trabalho de campo foi conduzido com os estudantes indígenas da Associação dos Acadêmicos Indígenas do Distrito Federal (AAIDF) através da observação participante das assembléias da associação, das reuniões multipartites e interinstitucionais. A pesquisa revelou que, além de seu compromisso com o rendimento acadêmico e com as respectivas comunidades de origem, os estudantes indígenas se mantêm engajados nas negociações pela conquista de espaços na universidade para sua afirmação identitária e pela melhoria de suas condições de vida. Mostra também que a ação da AAIDF tem sido fundamental para a manutenção e o sucesso do Convênio. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Ensino superior | en |
dc.subject.keyword | Universidade de Brasília (UnB) | en |
dc.subject.keyword | Índios - educação | en |
dc.title | A luta pelo diploma e o diploma para a luta : educação superior para os povos indígenas | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | en |
dc.date.accessioned | 2012-05-14T12:09:44Z | - |
dc.date.available | 2012-05-14T12:09:44Z | - |
dc.date.issued | 2012-05-14T12:09:44Z | - |
dc.date.submitted | 2011-02-07 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/3490 | - |
dc.language.iso | Português | en |
dc.description.abstract1 | Higher education for indigenous peoples is a process that began to develop recently in several Latin American countries. A paradigm shift involving intercultural approaches and the international struggle for human rights has allowed programs and projects that promote higher education for indigenous peoples to emerge. Specific courses and affirmative action initiatives to bring indigenous students into higher education arose to a large extent from organizing done by indigenous movements aimed at universities and at federal authorities responsible for indigenous affairs in general, in addition to other partnerships. This course paper offers a general overview and several reflections on that set of issues. Using an ethnographic focus on the FUB-Funai Cooperation Agreement, which was the indigenous component of the University of Brasilia‟s Plan of Objectives for Social, Ethnic and Racial Integration, the field work was done with indigenous students who are members of the Federal District Association of Indigenous Academics (AAIDF) through participatory observation in the association‟s assemblies, as well as multi-stakeholder and inter-institutional meetings. The research revealed how, in addition to their commitment to academic performance and to their respective home communities, indigenous students have sustained their engagement in negotiations to occupy more space in the university, to affirm their own identities and to improve their living conditions. It also showed that the work of the AAIDF has played a key role in assuring the success of the Cooperation Agreement. | en |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.26512/2011.02.TCC.3490 | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Ciências Sociais - Antropologia
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