Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/34907
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_IohanaRegoSantana_tcc.pdf2,62 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Pensando as práticas educativas e o uso das tecnologias assistivas com crianças surdas incluídas nos anos iniciais do ensino fundamental do Distrito Federal
Autor(es): Santana, Iohana Rêgo
Orientador(es): Kuchenbecker, Liège Gemelli
Assunto: Tecnologia assistiva
Crianças surdas
Ensino fundamental - séries iniciais
Distrito Federal (DF) - educação
Data de apresentação: 2023
Data de publicação: 23-Mai-2023
Referência: SANTANA, Iohana Rêgo. Pensando as práticas educativas e o uso das tecnologias assistivas com crianças surdas incluídas nos anos iniciais do ensino fundamental do Distrito Federal. 2023. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: O presente trabalho originou-se após a realização de um artigo científico submetido o Programa de Iniciação Científica - PROIC, edital 2021/2022 da Universidade de Brasília, realizado por três estudantes de Pedagogia e a Professora Orientadora Dra. Liêge Gemelli Kuchenbecker. O intuito da pesquisa é promover uma reflexão e análise sobre a proposta de ensino do Mistério da Educação (2021) voltada para as crianças surdas dos anos iniciais no Ensino Fundamental. Incluídas em escolas comuns, ou que frequentam as escolas bilingues no Distrito Federal, levando em consideração o ensino de português como segunda lingua e as especificidades que permeiam este processo de ensino nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O problema de pesquisa se refere à como se constituem as práticas de ensino para crianças surdas incluidas nos anos iniciais do Ensino Fundamental no Caderno Introdutório II - documento disponibilizado no site do MEC. Dito isso, a pesquisa objetiva Conhecer e analisar a proposta educacional presente no Caderno Introdutório 1I - documento disponibilizado no site do MEC para 0 ensino de crianças surdas incluídas nos anos iniciais do Ensino Fundamental do Distrito Federal. Em um primeiro momento serão apresentadas as especificidades da Educação Bilingue sob a ótica de Lockmann e Klein (2009); Múller, Stúrmer, Karopp e Thoma (2013); e Kuchenbecker (2011). Posteriormente, uma breve descrição sobre a trajetória dos marcos legais importantes para a consolidação da educação dos sujeitos surdos. Problematização de um dos materiais didáticos disponibilizados pelo MEC voltado para o ensino de crianças surdas incluídas nos anos iniciais do Ensino Fundamental e, por fim, a apresentação de uma proposta de um recurso didático criado por meio de uma tecnologia assistiva, cujo objetivo é facilitar o aprendizado de crianças surdas incluídas nos anos iniciais do Distrito Federal.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.