Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Fernandes, Rosana César de Arruda | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Layene da Silva | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Layene da Silva. A organização do trabalho pedagógico em uma escola pública do Distrito Federal no contexto da pandemia de Covid-19: o retorno ao trabalho presencial. 2023. 74 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem por objetivo analisar a organização do trabalho pedagógico em uma
escola da rede pública do Distrito Federal com o retorno ao trabalho presencial, no contexto
da pandemia de COVID-19. Optou-se pela pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo estudo
de caso, de forma a se obter um recorte de uma realidade escolar com o objeto da pesquisa.
Compuseram o estudo também peças normativas e documentos elaborados pela Secretária de
Educação do Distrito Federal. Inicialmente, é feita a explanação sobre a relação entre o
trabalho e a educação, se aprofunda sobre o trabalho pedagógico em seu tempo e espaço de
atuação: a escola, por fim é feita uma abordagem acerca do trabalho pedagógico no ensino
remoto e no retorno ao trabalho presencial. Para corroborar as discussões deste trabalho,
selecionou-se autores como, Ferreira (2010, 2018), Libâneo (2009, 2018), Silva e Fernandes
(2017), Soares e Fernandes (2018), Veiga (1998), Villas Boas (2002), dentre outros. Os
resultados do estudo indicaram, dentre outros aspectos, que a organização do trabalho
pedagógico foi uma realidade desafiadora durante o contexto de ensino remoto e na retomada
das atividades presenciais, e que ainda há um longo trabalho a ser feito dentro da escola em
prol das aprendizagens dos estudantes, mas com a renovação e fortalecimento dos
profissionais da educação e dos governantes, com políticas públicas e financiamentos
potencializados, a meta de recomposição das aprendizagens poderá ser alcançada. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pandemia | pt_BR |
dc.subject.keyword | covid-19 | pt_BR |
dc.subject.keyword | Distrito Federal (DF) - escolas públicas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino Remoto Emergencial (ERE) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pedagogia - prática | pt_BR |
dc.title | A organização do trabalho pedagógico em uma escola pública do Distrito Federal no contexto da pandemia de Covid-19 : o retorno ao trabalho presencial | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-05-23T15:03:44Z | - |
dc.date.available | 2023-05-23T15:03:44Z | - |
dc.date.submitted | 2023-02-15 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/34904 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The aim of this study is to analyze the organization of pedagogical work in a public school in
the Federal District with the return to in-person work, in the context of the COVID-19
pandemic. A qualitative research approach was chosen, specifically a case study, in order to
obtain a snapshot of a school reality for the research object. The study also included
normative pieces and documents prepared by the Secretary of Education of the Federal
District. Initially, the relationship between work and education is explained, followed by a
deeper analysis of pedagogical work in its time and space of action: the school. Finally, an
approach is made regarding pedagogical work in remote teaching and in the return to in-
person work. To support the discussions in this work, authors such as Ferreira (2010, 2018),
Libâneo (2009, 2018), Silva and Fernandes (2017), Soares and Fernandes (2018), Veiga
(1998), Villas Boas (2002), among others, were selected. The results of the study indicated,
among other aspects, that the organization of pedagogical work was a challenging reality
during the context of remote teaching and the resumption of in-person activities, and that
there is still a lot of work to be done within the school in favor of student learning. However,
with the renewal and strengthening of education professionals and policymakers, along with
enhanced public policies and funding, the goal of restoring learning can be achieved. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|