Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Silva, Daniela Barros Pontes e | - |
dc.contributor.author | Ruela, Artemi Ribeiro | - |
dc.identifier.citation | RUELA, Artemi Ribeiro. Escrevivências e reflexões acerca do racismo e da educação antirracista: invisibilidade e desigualdade social desde a educação infantil. 2023. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | O artigo apresenta, a partir da escrevivência elaborada por Conceição Evaristo, uma
reflexão acerca do racismo e dos caminhos para uma educação antirracista, desde a
Educação Infantil. A partir da minha trajetória escolar enquanto criança negra - mulher
negra, teço um diálogo entre experiências vividas e a teoria especializada. Com autoras e
autores como Sueli Carneiro, bell hooks, Sílvio Almeida, Mariléa de Almeida, Grada
Kilomba entre outras, procuro sentir e refletir sobre os impactos do racismo na minha
trajetória, buscando encontrar caminhos que fizeram e fariam diferença nos
atravessamentos do racismo na vida e na vida escolar de crianças negras, da Educação
Infantil ao percurso de graduação em Pedagogia, esperançando por uma outra educação
desde a minha prática. O artigo tem como fio organizador o racismo, a invisibilidade, as
desigualdades sociais e a educação. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação - aspectos sociais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Racismo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação de crianças | pt_BR |
dc.title | Escrevivências e reflexões acerca do racismo e da educação antirracista : invisibilidade e desigualdade social desde a educação infantil | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-05-23T14:47:53Z | - |
dc.date.available | 2023-05-23T14:47:53Z | - |
dc.date.submitted | 2023-02 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/34903 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The article presents, based on Conceição Evaristo's concept of “writexisting' (escrevivência),
a reflection about racism and the paths to an anti-racist education, from Childhood Education.
Based on my school trajectory as a black child - black woman, I weave a dialog between lived
experiences and specialized theory. With authors like Sueli Cameiro, bell hooks, Silvio
AAlmeida, Marilêa de Almeida, Grada Kilomba among others, 1 try to feel and reflect about the
impacts of racism in my trajectory, trying to find paths that made and would make a
difference in the crossing of racism in the life and school life of black children, from Early
Childhood Education to my Pedagogy graduation, aiming for another education. The article
has as its organizing thread racism, invisibility, social inequalities, and education. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|