Título: | ÒNÀ INÁ : pedagogias de terreiro : caminhos e potencialidades para uma educação antirracista |
Outros títulos: | ÒNÀ INÁ : terreiro pedagogies : paths and potentialities for an anti-racist education |
Autor(es): | Santos, Lucas Ferreira dos |
Orientador(es): | Silva, Ana Tereza Reis da |
Assunto: | Educação - aspectos sociais Racismo Candomblé |
Data de apresentação: | 2023 |
Data de publicação: | 23-Mai-2023 |
Referência: | SANTOS, Lucas Ferreira dos. ÒNÀ INÁ: pedagogias de terreiro: caminhos e potencialidades para uma educação antirracista. 2023. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Resumo: | Neste artigo, desenvolvo reflexões sobre educação antirracista autorefenciadas a partir da minha vivência e prática nos terreiros de candomblé. Mais precisamente, busco analisar como as pedagogias de terreiro podem contribuir para uma educação antirracista. O terreiro é um espaço que a partir de sua configuração organiza em seu aspecto estruturante formas e modos muito particulares, singulares e diferenciados de pensar e fazer Educação. Os saberes e as práticas rituais de terreiro estão centrados na Oralidade que funciona como agente pilar para
construção da ética e da moral dos sujeitos. São, nesse sentido, entendidas como pedagogias que confrontam a arrogância e a primazia da perspectiva eurocêntrica do conhecimento e a lógica moderno/colonial de se relacionar com a natureza. O terreiro ultrapassa a dimensão religiosa e constrói pontes de expansão para se pensar o mundo como uma grande comunidade em que todos são partes que não se separam. Em uma palavra, o terreiro molda um solo de pertencimento integral ao mundo. |
Abstract: | In this article, 1 develop reflections on self-referenced anti-racist education based on my experience and practice in Candomblé terreiros. More precisely, I seek to analyze how terreiro pedagogies can contribute to an anti-racist education. The terreiro is a space that, based on its configuration, organizes in its structuring aspect very particular, singular and differentiated forms and ways of thinking and doing Education. The knowledge and ritual practices of the terreiro are centered on Orality, which works as a pillar agent for the construction of the subjects' ethics and morals. They are, in this sense, understood as pedagogies that confront the arrogance and primacy of the Eurocentric perspective of knowledge and the modern/colonial
logic of relating to nature. The terreiro goes beyond the religious dimension and builds expansion bridges to think of the world as a great community in which everyone is part that cannot be separated. In a word, the terreiro molds a soil of integral belonging to the world. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2023. |
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Aparece na Coleção: | Pedagogia
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