Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/34899
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_VicentePauloSeneSousa_tcc.pdf198,56 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorSilva, Caetana Juracy Rezende-
dc.contributor.authorSousa, Vicente Paulo Sene-
dc.identifier.citationSOUSA, Vicente Paulo Sene. Sobre o trabalho na literatura infantil: primeiras aproximações. 2022. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2022.pt_BR
dc.description.abstractO presente artigo, trabalho de conclusão do curso de pedagogia da Faculdade de Educação (FE) da Universidade de Brasília (UnB), foi pensado como forma de expor os conhecimentos assimilados, elaborados e ressignificados ao longo do curso. O estudo centraliza-se em uma temática que é também uma grande indagação para o autor: as relações entre a educação e o trabalho. Por se tratar de um campo denso e extenso, o recorte específico se deu sobre a questão de como o trabalho é tratado na literatura infantil. As reflexões ora apresentadas consideram o uso da literatura infantil com finalidades pedagógicas em processos de ensino e aprendizagem e apoiam-se na compreensão de que essas obras trazem imagens, valores sobre diferentes aspectos, sendo uma possível influência na formação das visões de mundo das crianças. O objetivo central foi analisar algumas obras da literatura infantil em prol de uma luz a respeito de como o trabalho tem sido apresentado ao público de interesse (crianças, pais/responsáveis e educadores). Como o trabalho aparece nas obras selecionadas? Que concepções estariam por trás? O desenvolvimento do estudo contou com a leitura de textos acadêmicos selecionados para a compreensão dos conceitos de trabalho, criança e infância e para a aproximação com a temática do papel da literatura infantil em suas relações com a pedagogia. Somaram-se nesse processo um levantamento exploratório na internet em que se focalizou as fábulas de Esopo e um breve estudo de campo em um acervo de livros para crianças em uma livraria em Brasília/DF. Os resultados dessas primeiras aproximações trazem as imagens do trabalho nas perspectivas: informativa, de uso didático para, por exemplo, apresentar diferentes profissões ou processo de produção; e moral, de uso pedagógico na abordagem de valores sobre o trabalho.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordLiteratura infantilpt_BR
dc.subject.keywordEducação e trabalhopt_BR
dc.subject.keywordEducação de criançaspt_BR
dc.titleSobre o trabalho na literatura infantil : primeiras aproximaçõespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2023-05-23T13:50:20Z-
dc.date.available2023-05-23T13:50:20Z-
dc.date.submitted2022-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/34899-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This article, a final paper for the Pedagogy course at the Faculty of Education (FE) at the University of Brasília (UnB), was designed to expose the knowledge assimilated, elaborated, and re-signified throughout the course. The study is in the field of research about the relationship between education and work. Because it is a dense and extensive field, the specific focus was on how work appears in children's literature. The reflections presented here consider the use of children's literature for pedagogical purposes in teaching and learning processes. The analyses also understand that this literature brings images of different aspects; as a possible influence on the formation of social representations in children. The main objective was to analyze some works of children's literature to shed light on how the work is shown to the public of interest (children, parents/guardians, and educators). How does the work appear in the selected works? What assumptions and ideologieswould be behind them? The text briefly addresses the concepts of work; of child and childhood; brings some notes on children's literature, and the analysis of selected works. The initial results of these first approximations present the images of work in perspectives: informative, for didactic use to, for example, present different professions or production processes; and moral, for pedagogical use in the approach of values about work.pt_BR
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.