Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Silva, Caetana Juracy Rezende | - |
dc.contributor.author | Sousa, Vicente Paulo Sene | - |
dc.identifier.citation | SOUSA, Vicente Paulo Sene. Sobre o trabalho na literatura infantil: primeiras aproximações. 2022. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente artigo, trabalho de conclusão do curso de pedagogia da Faculdade de
Educação (FE) da Universidade de Brasília (UnB), foi pensado como forma de expor
os conhecimentos assimilados, elaborados e ressignificados ao longo do curso. O
estudo centraliza-se em uma temática que é também uma grande indagação para o
autor: as relações entre a educação e o trabalho. Por se tratar de um campo denso e
extenso, o recorte específico se deu sobre a questão de como o trabalho é tratado
na literatura infantil. As reflexões ora apresentadas consideram o uso da literatura
infantil com finalidades pedagógicas em processos de ensino e aprendizagem e
apoiam-se na compreensão de que essas obras trazem imagens, valores sobre
diferentes aspectos, sendo uma possível influência na formação das visões de mundo
das crianças. O objetivo central foi analisar algumas obras da literatura infantil em
prol de uma luz a respeito de como o trabalho tem sido apresentado ao público de
interesse (crianças, pais/responsáveis e educadores). Como o trabalho aparece nas
obras selecionadas? Que concepções estariam por trás? O desenvolvimento do
estudo contou com a leitura de textos acadêmicos selecionados para a compreensão
dos conceitos de trabalho, criança e infância e para a aproximação com a temática do
papel da literatura infantil em suas relações com a pedagogia. Somaram-se nesse
processo um levantamento exploratório na internet em que se focalizou as fábulas de
Esopo e um breve estudo de campo em um acervo de livros para crianças em uma
livraria em Brasília/DF. Os resultados dessas primeiras aproximações trazem as
imagens do trabalho nas perspectivas: informativa, de uso didático para, por exemplo,
apresentar diferentes profissões ou processo de produção; e moral, de uso
pedagógico na abordagem de valores sobre o trabalho. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Literatura infantil | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação e trabalho | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação de crianças | pt_BR |
dc.title | Sobre o trabalho na literatura infantil : primeiras aproximações | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-05-23T13:50:20Z | - |
dc.date.available | 2023-05-23T13:50:20Z | - |
dc.date.submitted | 2022 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/34899 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This article, a final paper for the Pedagogy course at the Faculty of Education (FE) at
the University of Brasília (UnB), was designed to expose the knowledge assimilated,
elaborated, and re-signified throughout the course. The study is in the field of research
about the relationship between education and work. Because it is a dense and
extensive field, the specific focus was on how work appears in children's literature. The
reflections presented here consider the use of children's literature for pedagogical
purposes in teaching and learning processes. The analyses also understand that this
literature brings images of different aspects; as a possible influence on the formation
of social representations in children. The main objective was to analyze some works
of children's literature to shed light on how the work is shown to the public of interest
(children, parents/guardians, and educators). How does the work appear in the
selected works? What assumptions and ideologieswould be behind them? The text
briefly addresses the concepts of work; of child and childhood; brings some notes on
children's literature, and the analysis of selected works. The initial results of these first
approximations present the images of work in perspectives: informative, for didactic
use to, for example, present different professions or production processes; and moral,
for pedagogical use in the approach of values about work. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|