Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Barbosa, Etienne Baldez Louzada | - |
dc.contributor.author | Calado, Eloisa dos Santos Araújo | - |
dc.identifier.citation | CALADO, Eloisa dos Santos Araújo. Leitura e escrita na educação infantil: um olhar para as concepções pedagógicas (DF, 2022). 2022. 67 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem como objetivo geral compreender as concepções pedagógicas voltadas
para o processo de leitura e escrita na educação infantil, no Distrito Federal (DF) – por meio de
documentação da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) – e através de
estudos na área (BAPTISTA, 2010; SOUZA, 2016; GOULART; MATA, 2016; BRANCO,
2019; ESPÍNDOLA, 2021; CINTRA et al., 2020; REIS, 2021). Trata-se de uma pesquisa de
cunho qualitativo que, no caminho para sua construção, contou com levantamento bibliográfico
em plataformas científicas, como a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da
Universidade de Brasília (BDM), o Repositório Institucional da UnB (RIUnB), o Banco de
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), e no Scientific
Electronic Library Online (SCIELO) com um recorte temporal de 2018 a 2022. Foi feito uma
análise documental, dialogando com normatizações e documentos nacionais - como as
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil — DCNEI (BRASIL, 2010), o
Caderno 3 do Pacto Nacional na Idade Certa da Educação Infantil (BRASIL, 2016) e a Base
Nacional Comum Curricular — BNCC (BRASIL, 2017) – bem como normatizações e
documentos oficiais da educação infantil no Distrito Federal – como o Currículo em Movimento
do Distrito Federal (SEEDF, 2018), a Plenarinha Brincando e Encantando com Histórias
(SEEDF, 2019) e o caderno do Brincar da Secretária de Educação do Distrito Federal (SEEDF,
2021). No terceiro movimento deste estudo, a pesquisa se voltou para identificar, as percepções
da prática didático-pedagógica de algumas professoras. Para identificar tais percepções, foi
usado um questionário com dezessete perguntas, que foi respondido por vinte professoras que
trabalhavam ou já trabalharam com crianças de 4 a 5 anos na educação infantil no DF. Como
resultado, essa pesquisa demostrou que as linguagens fazem parte da vida da criança desde
antes mesmo do seu nascimento, por fazer parte da cultura que a criança está inserida. A criança
está imersa na cultura letrada desde o seu nascimento, cabendo à educação infantil proporcionar
experiências com diferentes linguagens, incluindo a oral e escrita, que amplie as aprendizagens
das crianças acerca da cultura na qual estar inserida. Quanto aos relatos de algumas professoras
de instituições de educação infantil no Distrito Federal, observa- se que a prática da leitura e
escrita está presente no cotidiano das crianças, por meio da literatura, contação de histórias,
suas vivências, ludicidade, escrita dos seus nomes e nomes dos colegas, reconto de histórias
etc. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação de crianças | pt_BR |
dc.subject.keyword | Leitura e escrita | pt_BR |
dc.subject.keyword | Literatura infantil | pt_BR |
dc.title | Leitura e escrita na educação infantil : um olhar para as concepções pedagógicas (DF, 2022) | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-05-23T11:35:39Z | - |
dc.date.available | 2023-05-23T11:35:39Z | - |
dc.date.submitted | 2022 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/34891 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The present work has the general objective of understanding the pedagogical conceptions
focused on the process of reading and writing in early childhood education in the Federal
District (DF) – through documentation from the State Department of Education of the Federal
District (SEEDF) – and through studies in the area (BAPTISTA, 2010; SOUZA, 2016;
GOULART; MATA, 2016; BRANCO, 2019; ESPÍNDOLA, 2021; CINTRA et al, 2020; REIS,
2021). This is a qualitative research that, on the way to its construction, relied on a
bibliographical survey on scientific platforms, such as the Digital Library of Student Intellectual
Production of the University of Brasília (BDM), the Institutional Repository of UnB (RIUnB),
the Coordination Bank for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES), and the
Scientific Electronic Library Online (SCIELO) with a time frame from 2018 to 2022. A
documental analysis was carried out, dialoguing with norms and national documents - such as
the Curricular Guidelines National Programs for Early Childhood Education — DCNEI
(BRASIL, 2010), Notebook 3 of the National Pact on the Right Age of Early Childhood
Education (BRASIL, 2016) and the National Common Curricular Base — BNCC (BRASIL,
2017) — as well as standardizations and official documents of early childhood education in the
Federal District — such as the Curriculum in Movement of the Federal District (SEEDF, 2018),
the Plenarinha Brincando e Encantando com Histórias (SEEDF , 2019) and the Play notebook
of the Secretary of Education of the Federal District (SEEDF, 2021). In the third movement of
this study, the research turned to identify the perceptions of the didactic-pedagogical practice
of some teachers. To identify such perceptions, a questionnaire with seventeen questions was
used, which was answered by twenty teachers who worked or have worked with children aged
4 to 5 years in early childhood education in the DF. As a result, this research demonstrated that
languages are part of the child's life even before birth, as part of the culture in which the child
is inserted. The child is immersed in literate culture from birth, and it is up to early childhood
education to provide experiences with different languages, including oral and written, that
expand children's learning about the culture in which they are inserted. As for the reports of
some teachers from institutions of early childhood education in the Federal District, it is
observed that the practice of reading and writing is present in the daily lives of children, through
literature, storytelling, their experiences, playfulness, writing their names and names of
classmates, storytelling, etc. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|