Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/34889
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_CarinaParpinelliAbade_tcc.pdf962,41 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorMariana, Fernando Bomfim-
dc.contributor.authorAbade, Carina Parpinelli-
dc.identifier.citationABADE, Carina Parpinelli. Educação e autonomia: o processo de construção da autonomia a partir do desenvolvimento dos dispositivos pedagógicos da Comunidade de Aprendizagem do Paranoá – DF. 2022. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2022.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho aborda o processo de construção da autonomia a partir do desenvolvimento dos dispositivos pedagógicos da Comunidade de Aprendizagem do Paranoá (CAP), escola do DF que tem a intencionalidade de uma experiência educacional inovadora. Para isso, buscou-se refletir sobre concepções teóricas e práticas pedagógicas relacionadas a uma Educação para a Autonomia na visão dos autores Paulo Freire, bell hooks, Ailton Krenak e José Pacheco. A investigação conduziu-se pela identificação dos princípios de autonomia, comunidade, dialogicidade e democracia nas relações que ocorrem na CAP, por meio da análise do Projeto Político-Pedagógico que apresenta a instituição e sua proposta pedagógica. O desenvolvimento dos dispositivos pôde ser observado por meio das vivências do estágio curricular obrigatório de Pedagogia da UnB, realizado na CAP. Tais vivências propiciaram reflexões com base nas ideias dos autores abordados nesse trabalho. Assim, a pesquisa foi realizada por meio de observações participantes registradas em diário de campo de estágio curricular obrigatório e análise documental do Projeto Político-Pedagógico da instituição, com foco no processo de construção da autonomia a partir da utilização dos dispositivos pedagógicos. Ao vivenciar a dinâmica pedagógica da CAP, além da compreensão da autonomia como um valor essencial para uma educação emancipadora, na qual o educando se reconhece como sujeito de sua formação, foi possível vislumbrar a perspectiva de se fazer do espaço escolar um outro espaço em que relações afetuosas, colaborativas e democráticas favoreçam a formação de sujeitos mais autônomos.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducação - autonomiapt_BR
dc.subject.keywordDispositivos pedagógicospt_BR
dc.subject.keywordProjeto político-pedagógicopt_BR
dc.titleEducação e autonomia : o processo de construção da autonomia a partir do desenvolvimento dos dispositivos pedagógicos da Comunidade de Aprendizagem do Paranoá : DFpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2023-05-23T11:17:14Z-
dc.date.available2023-05-23T11:17:14Z-
dc.date.submitted2022-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/34889-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.