Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Costa, Helena Araújo | - |
dc.contributor.author | Almeida, Sophia Berninger da Costa | - |
dc.identifier.citation | ALMEIDA, Sophia Berninger da Costa AlmeidaSustentabilidade em hospedagens de luxo brasileiras: um encontro de necessidades. 2023. 82 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Turismo) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho teve como objetivo analisar como meios de hospedagem de
luxo brasileiros incorporam a sustentabilidade em sua oferta. Para isso, foi realizada
uma pesquisa bibliográfica, e duas entrevistas semiestruturadas com gerentes de
meios de hospedagem de luxo brasileiros distintos. Assim, foi possível estabelecer
conexões e compreender a relação contemporânea entre os conceitos de luxo e
sustentabilidade, e como eles são trabalhados dentro do contexto do turismo,
especificamente no setor de hospedagens. Destacou-se a concepção de um “novo
luxo”, que prioriza experiências ao invés de apenas a posse de bens materiais, e
cujos valores principais incluem altíssima qualidade, personalização do atendimento,
autenticidade, indulgência, exclusividade, e hospitalidade. Fez-se uma descrição e
comparação das práticas sustentáveis realizadas pelas hospedagens investigadas, e
uma análise de como estas poderiam influenciar os aspectos da oferta de luxo, com
base na Pirâmide das Necessidades das Viagens de Luxo. Constatou-se que, por
mais que as ideias tradicionais de luxo e sustentabilidade possam ser percebidas
como contraditórias - e isso se caracterizar, às vezes, como um desafio para os
gestores - a busca de uma oferta que possa combinar esses dois conceitos é
extremamente relevante para hospedagens que se propõem a servir o “novo luxo”.
Verificou-se que a sustentabilidade, mesmo não sendo um fator completamente
essencial ao luxo de uma hospedagem, pode ser uma importante forma de agregar
valor e diferenciar sua oferta - além de promover uma operação mais eficiente.
Ressaltou-se a importância dos gestores adotarem práticas que permitam que as
operações do estabelecimento se tornem condizentes com a proposta de
sustentabilidade - e comunicarem essa atuação de forma a agregar valor à sua
oferta de luxo. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Turismo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Sustentabilidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Hotelaria | pt_BR |
dc.title | Sustentabilidade em hospedagens de luxo brasileiras : um encontro de necessidades | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-05-23T10:43:48Z | - |
dc.date.available | 2023-05-23T10:43:48Z | - |
dc.date.submitted | 2023-04-12 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/34887 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This work had the goal of analyzing how Brazilian luxury hospitality facilities
incorporate sustainability in their services and operations. For that, were conducted:
a bibliographic research, and two semi structured interviews with managers of distinct
Brazilian luxury hotels. It was possible to establish connections and comprehend the
contemporary relationship of luxury and sustainability, and how those concepts are
developed in the context of Tourism, especially in the hospitality sector. The idea of a
“new luxury” was highlighted - one that prioritizes experiences instead of only the
possession of material goods, and whose main values include extremely high quality,
personalized services, authenticity, indulgence, exclusivity and hospitality. A
description and comparison of sustainable practices in the investigated hotels was
made, along with the analysis of how those could have an influence in the aspects of
luxury offer, based on the Pyramid of Luxury Travel Needs. It was stated that, as
much as the traditional ideas of luxury and sustainability may seem contradictory -
and that, sometimes, being a challenge for managers - the search for the
combination of both concepts is extremely relevant for hospitality facilities that look to
offer this “new luxury”. It was verified that sustainability, even not being a completely
essential factor to luxury in hospitality, can be an important way to add value and
diferentiate the offer - besides promoting a more efficient operation. It was pointed
out the importance of managers to adopt practices that allow the establishment’s
operations to become consistent with sustainable proposals - and to communicate
this in a way that adds value to their luxury offer. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Turismo
|