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Título: Utilização de jogos eletrônicos na geografia escolar : uma análise das potencialidades do jogo minecraft para o ensino em geografia no 6º ano do ensino fundamental
Autor(es): Angnes, Flavio Mota
Orientador(es): Gualdani, Carla
Assunto: Geografia
Educação
Jogos eletrônicos
Ensino e aprendizagem
Data de apresentação: 13-Fev-2023
Data de publicação: 22-Mai-2023
Referência: ANGNES, Flavio Mota. Utilização de jogos eletrônicos na geografia escolar: uma análise das potencialidades do jogo minecraft para o ensino em geografia no 6º ano do ensino fundamental. 2023. 61 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Geografia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Com o avanço das tecnologias e a facilidade de acesso a smartphones e computadores, os Jogos Eletrônicos se tornaram cada dia mais comuns entre o público infantil e adolescente e, muitas vezes, sendo apenas vistos como forma de lazer, não sendo considerados os conhecimentos, técnicas e informações que são desenvolvidos por eles para o ensino. Com o intuito de auxiliar as práticas pedagógicas nas escolas brasileiras, este trabalho buscou identificar quais foram as potencialidades que o Jogo Eletrônico Minecraft proporciona para o ensino em Geografia no Ensino Fundamental 2 tendo enfoque no 6º ano, para a apresentação de possíveis métodos e planos de aula que alcance os objetivos da Geografia escolar com base no Currículo em Movimento do Distrito Federal. O objetivo do trabalho foi identificar os aspectos e características do Minecraft, apresentando as qualidades e dificuldades que um professor possa ter a partir de uma descrição das capacidades do jogo, tendo como base dados coletados dentro do jogo e de comunidades online, proporcionando uma perspectiva do que o professor é capaz de fazer com o jogo a fim de melhor viabilizar a manipulação no ambiente escolar, tendo em vista as demandas da Geografia como ciência que busca formar cidadãos críticos e atuantes que entendam o mundo contemporâneo e seus conflitos, junto com as mudanças pedagógicas brasileiras do século XXI. Foram identificados as possibilidades de utilização do jogo no ensino em cartografia, nos estudos da Terra e suas dinâmicas (como relevo, solo e vegetação), e nos estudos a respeito da urbanização, objetivos que a Geografia como disciplina busca alcançar.
Abstract: With the advance of technologies and the easy access to smartphones and computers, Electronic Games have become increasingly common among children and teenagers, often being only seen as a form of leisure, not being considered the knowledge, techniques and information that are developed by them for teaching. With the aim of helping pedagogical practices in Brazilian schools, this work sought to identify what were the potentialities that the Electronic Game Minecraft provides for teaching Geography in Elementary School, focusing on the 6th year, for the presentation of possible methods and lesson plans that achieve the objectives of Geography classes based on the Currículo em Movimento do Distrito Federal. The objective of this work was to identify the aspects and characteristics of Minecraft, presenting the qualities and difficulties that a teacher may have from a description of the game's capabilities, based on data collected within the game and online communities, providing a perspective of the what the teacher is able to do with the game in order to better facilitate manipulation in the school environment, in view of the Geography demands as a science that seeks to form critical and active citizens who understand the contemporary world and its conflicts, along with the changes in Brazilian pedagogical practices of the 21st century. Possibilities were identified using the game in teaching cartography, in studies of the Earth and its dynamics (such as relief, soil and vegetation) and in studies about urbanization, objectives that Geography as a discipline seeks to achieve.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, 2023.
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