Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Gualdani, Carla | - |
dc.contributor.author | Angnes, Flavio Mota | - |
dc.identifier.citation | ANGNES, Flavio Mota. Utilização de jogos eletrônicos na geografia escolar: uma análise das potencialidades do jogo minecraft para o ensino em geografia no 6º ano do ensino fundamental. 2023. 61 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Geografia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, 2023. | - |
dc.description.abstract | Com o avanço das tecnologias e a facilidade de acesso a smartphones e
computadores, os Jogos Eletrônicos se tornaram cada dia mais comuns entre o
público infantil e adolescente e, muitas vezes, sendo apenas vistos como forma de
lazer, não sendo considerados os conhecimentos, técnicas e informações que são
desenvolvidos por eles para o ensino. Com o intuito de auxiliar as práticas
pedagógicas nas escolas brasileiras, este trabalho buscou identificar quais foram as
potencialidades que o Jogo Eletrônico Minecraft proporciona para o ensino em
Geografia no Ensino Fundamental 2 tendo enfoque no 6º ano, para a apresentação
de possíveis métodos e planos de aula que alcance os objetivos da Geografia
escolar com base no Currículo em Movimento do Distrito Federal. O objetivo do
trabalho foi identificar os aspectos e características do Minecraft, apresentando as
qualidades e dificuldades que um professor possa ter a partir de uma descrição das
capacidades do jogo, tendo como base dados coletados dentro do jogo e de
comunidades online, proporcionando uma perspectiva do que o professor é capaz
de fazer com o jogo a fim de melhor viabilizar a manipulação no ambiente escolar,
tendo em vista as demandas da Geografia como ciência que busca formar cidadãos
críticos e atuantes que entendam o mundo contemporâneo e seus conflitos, junto
com as mudanças pedagógicas brasileiras do século XXI. Foram identificados as
possibilidades de utilização do jogo no ensino em cartografia, nos estudos da Terra
e suas dinâmicas (como relevo, solo e vegetação), e nos estudos a respeito da
urbanização, objetivos que a Geografia como disciplina busca alcançar. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Geografia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Jogos eletrônicos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Utilização de jogos eletrônicos na geografia escolar : uma análise das potencialidades do jogo minecraft para o ensino em geografia no 6º ano do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-05-22T13:51:09Z | - |
dc.date.available | 2023-05-22T13:51:09Z | - |
dc.date.submitted | 2023-02-13 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/34883 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | With the advance of technologies and the easy access to smartphones and
computers, Electronic Games have become increasingly common among children
and teenagers, often being only seen as a form of leisure, not being considered the
knowledge, techniques and information that are developed by them for teaching.
With the aim of helping pedagogical practices in Brazilian schools, this work sought
to identify what were the potentialities that the Electronic Game Minecraft provides
for teaching Geography in Elementary School, focusing on the 6th year, for the
presentation of possible methods and lesson plans that achieve the objectives of
Geography classes based on the Currículo em Movimento do Distrito Federal. The
objective of this work was to identify the aspects and characteristics of Minecraft,
presenting the qualities and difficulties that a teacher may have from a description of
the game's capabilities, based on data collected within the game and online
communities, providing a perspective of the what the teacher is able to do with the
game in order to better facilitate manipulation in the school environment, in view of
the Geography demands as a science that seeks to form critical and active citizens
who understand the contemporary world and its conflicts, along with the changes in
Brazilian pedagogical practices of the 21st century. Possibilities were identified using
the game in teaching cartography, in studies of the Earth and its dynamics (such as
relief, soil and vegetation) and in studies about urbanization, objectives that
Geography as a discipline seeks to achieve. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Geografia
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