Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/34873
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_JefersonHenriqueCastroCosta_tcc.pdf339,69 kBAdobe PDFver/abrir
Título: De volta para casa? : uma análise crítica da Lei 10.708, de 31 de julho de 2003
Autor(es): Costa, Jeferson Henrique Castro da
Orientador(es): Peres, Janaina Lopes Pereira
Assunto: Reforma psiquiátrica
Programa de Volta para Casa (PVC)
Políticas públicas - saúde
Saúde mental - legislação
Data de apresentação: 2023
Data de publicação: 20-Mai-2023
Referência: COSTA, Jeferson Henrique Castro da. De volta para casa?: uma análise crítica da Lei 10.708, de 31 de julho de 2003. 2023. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: A principal transformação no tratamento de pessoas loucas ficou conhecida como Reforma Psiquiátrica e representou uma mudança de paradigma no tratamento dessas pessoas. Essa, contudo, deixou uma lacuna na assistência dos pacientes: para onde eles iriam quando desinstitucionalizados, como previa a lei? De volta para casa? Nesse sentido, foi instituído o Programa de Volta para Casa (PVC) em 2003, através da Lei 10.708 que previa um auxílio- reabilitação para pacientes egressos de internações por mais de dois anos. A presente pesquisa buscou descrever e analisar criticamente a emergência da Reforma Psiquiátrica como marco orientador da formulação de políticas públicas de assistência à saúde mental, usando como método a pesquisa bibliográfica. Além disso, mapeou-se os argumentos e os valores dos principais atores na discussão do PVC, usando como material de pesquisa as falas dos Deputados Federais e Senadores que discutiram a proposta e os valores que emergem da própria lei, laçando mão desta como material de pesquisa. Conclui-se que os valores da desinstitucionalização, reintegração social e familiar, tratamento digno, resgate da cidadania, autonomia financeira emergem dos argumentos dos atores e do texto normativo. Exclusão, complexidade da política e do problema público e a necessidade de uma ação transversal e multiatorial também foram encontradas como resultados da análise.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Gestão de Políticas Públicas, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Gestão de Políticas Públicas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.