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Título: Telecentro como inovação democrática : análise tecnopolítica do telecentro da Viver na promoção da inclusão digital
Autor(es): Oliveira, Carolina Neves de
Orientador(es): Freitas, Christiana Soares de
Assunto: Inovações tecnológicas
Inclusão digital
Internet
Desigualdade social
Data de apresentação: 10-Fev-2022
Data de publicação: 20-Mai-2023
Referência: OLIVEIRA, Carolina Neves de. Telecentro como inovação democrática: análise tecnopolítica do telecentro da Viver na promoção da inclusão digital. 2022. 91 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Da globalização das tecnologias de informação e comunicação (TICs) surge uma nova forma de exclusão, a digital, pautada na desigualdade de acesso à internet, a aparatos materiais de tecnologia ou conhecimento específico para o pleno aproveitamento dos recursos tecnológicos. Esse cenário começa a ser reconhecido no Brasil a partir do final do século XX, dando importância à estruturação de políticas públicas e programas sociais como os telecentros que viabilizem a inclusão digital. Contudo, os dados coletados demonstram um recuo do governo nessa temática para atuar como agente secundário a partir da mobilização de recursos, extinguindo telecentros instalados sob sua responsabilidade. Em busca de dar visibilidade à importância dos telecentros para a promoção da inclusão digital, este trabalho se subdivide em 6 capítulos tentando identificar a partir da abordagem tecnopolítica de avaliação de instrumentos de ação pública (FREITAS, SAMPAIO, AVELINO, 2022), quais fatores promoveram e quais dificultaram a implementação das atividades do Telecentro da Viver como inovação democrática na promoção da inclusão digital e redução da desigualdade de acesso às TICs. Para tal, foi realizada uma pesquisa qualitativa e exploratória, e como resultados obteve-se de modo conclusivo que a atuação das instituições do terceiro setor1 no combate à exclusão digital oferece oportunidades para as comunidades em situação de vulnerabilidade e risco social, a partir de suporte às famílias, refúgio para as crianças e adolescentes, e espaços seguros para desenvolvimento interpessoal. E no que diz respeito à temática digital, o telecentro analisado passa aos usuários conhecimentos introdutórios de informática, incluindo os adolescentes que buscam o primeiro emprego, e ofertando atividades que no segundo setor custam muito. Cabe destacar que não é desejável que as conclusões aqui apresentadas sejam terminativas, acredita-se que há muito para discutir sobre instituições do terceiro setor como inovações democráticas à inclusão digital.
Abstract: The globalization of information and communication technologies (ICTs) gives rise to a new form of exclusion, digital, based on inequality of access to the internet, to material technology or specific knowledge for full use of technological resources. This scenario begins to be recognized in Brazil from the end of the 20th century, giving importance to the structuring of public policies and social programs that make digital inclusion possible, such as telecenters, however the data collected in this research shows a setback of the government in this theme to act as a secondary agent from the mobilization of resources, extinguishing telecenters installed under government responsibility. In search of giving visibility to the importance of telecenters for the promotion of digital inclusion, this work is subdivided into 6 chapters trying to identify, from the technopolitical approach of evaluating public action instruments (FREITAS, SAMPAIO, AVELINO, 2022), which factors promoted and which hindered the implementation of the activities of the Telecenter of Viver as democratic innovation in the promotion of digital inclusion and reduction of inequality of access to ICTs. For this, a qualitative and exploratory research was carried out and as a result, it was conclusively obtained that the actions of third sector institutions in the fight against digital exclusion offer opportunities for communities in situations of vulnerability and social risk, from support to families, refuge for children and adolescents, and safe spaces for interpersonal development. And as far as the digital theme is concerned, the analyzed telecenter provides introductory computer knowledge to users, including adolescents looking for their first job, and offers activities that in the second sector are very expensive. It should be noted that it is not desirable that the conclusions presented here are conclusive. It is believed that there is much to discuss about third sector institutions as democratic innovations in digital inclusion.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Gestão de Políticas Públicas, 2022.
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