Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Freitas, Christiana Soares de | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Carolina Neves de | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Carolina Neves de. Telecentro como inovação democrática: análise tecnopolítica do telecentro da Viver na promoção da inclusão digital. 2022. 91 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Gestão de Políticas Públicas, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Da globalização das tecnologias de informação e comunicação (TICs) surge uma nova forma
de exclusão, a digital, pautada na desigualdade de acesso à internet, a aparatos materiais de
tecnologia ou conhecimento específico para o pleno aproveitamento dos recursos
tecnológicos. Esse cenário começa a ser reconhecido no Brasil a partir do final do século XX,
dando importância à estruturação de políticas públicas e programas sociais como os
telecentros que viabilizem a inclusão digital. Contudo, os dados coletados demonstram um
recuo do governo nessa temática para atuar como agente secundário a partir da mobilização
de recursos, extinguindo telecentros instalados sob sua responsabilidade. Em busca de dar
visibilidade à importância dos telecentros para a promoção da inclusão digital, este trabalho
se subdivide em 6 capítulos tentando identificar a partir da abordagem tecnopolítica de
avaliação de instrumentos de ação pública (FREITAS, SAMPAIO, AVELINO, 2022), quais
fatores promoveram e quais dificultaram a implementação das atividades do Telecentro da
Viver como inovação democrática na promoção da inclusão digital e redução da desigualdade
de acesso às TICs. Para tal, foi realizada uma pesquisa qualitativa e exploratória, e como
resultados obteve-se de modo conclusivo que a atuação das instituições do terceiro setor1 no
combate à exclusão digital oferece oportunidades para as comunidades em situação de
vulnerabilidade e risco social, a partir de suporte às famílias, refúgio para as crianças e
adolescentes, e espaços seguros para desenvolvimento interpessoal. E no que diz respeito à
temática digital, o telecentro analisado passa aos usuários conhecimentos introdutórios de
informática, incluindo os adolescentes que buscam o primeiro emprego, e ofertando
atividades que no segundo setor custam muito. Cabe destacar que não é desejável que as
conclusões aqui apresentadas sejam terminativas, acredita-se que há muito para discutir sobre
instituições do terceiro setor como inovações democráticas à inclusão digital. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Inovações tecnológicas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Inclusão digital | pt_BR |
dc.subject.keyword | Internet | pt_BR |
dc.subject.keyword | Desigualdade social | pt_BR |
dc.title | Telecentro como inovação democrática : análise tecnopolítica do telecentro da Viver na promoção da inclusão digital | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-05-20T14:58:48Z | - |
dc.date.available | 2023-05-20T14:58:48Z | - |
dc.date.submitted | 2022-02-10 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/34870 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The globalization of information and communication technologies (ICTs) gives rise to a new
form of exclusion, digital, based on inequality of access to the internet, to material
technology or specific knowledge for full use of technological resources. This scenario
begins to be recognized in Brazil from the end of the 20th century, giving importance to the
structuring of public policies and social programs that make digital inclusion possible, such
as telecenters, however the data collected in this research shows a setback of the government
in this theme to act as a secondary agent from the mobilization of resources, extinguishing
telecenters installed under government responsibility. In search of giving visibility to the
importance of telecenters for the promotion of digital inclusion, this work is subdivided into 6
chapters trying to identify, from the technopolitical approach of evaluating public action
instruments (FREITAS, SAMPAIO, AVELINO, 2022), which factors promoted and which
hindered the implementation of the activities of the Telecenter of Viver as democratic
innovation in the promotion of digital inclusion and reduction of inequality of access to ICTs.
For this, a qualitative and exploratory research was carried out and as a result, it was
conclusively obtained that the actions of third sector institutions in the fight against digital
exclusion offer opportunities for communities in situations of vulnerability and social risk,
from support to families, refuge for children and adolescents, and safe spaces for
interpersonal development. And as far as the digital theme is concerned, the analyzed
telecenter provides introductory computer knowledge to users, including adolescents looking
for their first job, and offers activities that in the second sector are very expensive. It should
be noted that it is not desirable that the conclusions presented here are conclusive. It is
believed that there is much to discuss about third sector institutions as democratic innovations
in digital inclusion. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Gestão de Políticas Públicas
|