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https://bdm.unb.br/handle/10483/3487
Título: | Não-linearidades na dinâmica dos contatos entre rotor e estator em máquinas rotativas |
Autor(es): | Brandão, André A. T. |
Orientador(es): | Paula, Aline Souza de |
Assunto: | Sistemas dinâmicos diferenciais Equações diferenciais Dinâmica das máquinas |
Data de apresentação: | 30-Nov-2011 |
Data de publicação: | 14-Mai-2012 |
Referência: | BRANDÃO, André A. T. Não-linearidades na dinâmica dos contatos entre rotor e estator em máquinas rotativas. 2011. ix, 64 f., il. Monografia (Bacharelado em Engenharia Mecânica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011. |
Resumo: | O trabalho relatado neste documento apresenta a metodologia utilizada e os resultados obtidos para a simulação numérica de máquinas rotativas dando ênfase ao caso em que o rotor, devido a causas diversas, se choca com o estator, ou carcaça, do equipamento. São apresentados os modelos matemáticos utilizados para os sistemas analisados, o método numérico empregado e uma análise do comportamento não-linear dos sistemas por meio de ferramentas adequadas como diagramas de bifurcação e seção de Poincaré. O objetivo principal do trabalho é de analisar o comportamento dinâmico dos sistemas e comparar os resultados obtidos para o modelo de turbina axial com resultados da literatura, uma vez que neste trabalho são utilizados outros métodos de integração numérica e de gestão do contato. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT The study presented in this report shows the methodology and the obtained results for the numerical simulation of rotating machinery, emphasizing the cases where the rotor, due to different causes, touches the equipment's casing - the stator. It is presented the mathematical models for the analyzed systems, the numerical method used for the simulation and an analysis of the non-linear behavior of the systems through specific tools such as bifurcation diagrams and Poincaré sections. The main goal of the study is to evaluate an analysis of system dynamics and to compare the obtained results with the ones available on the literature, since in this work it is employed methods for the numerical integration and the contact mechanics. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Mecânica, 2011. |
Aparece na Coleção: | Engenharia Mecânica
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