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Título: Flexibilização educacional no ensino da natação para criança com Síndrome de Down e Transtorno do Espectro Autista
Autor(es): Oliveira, Ana Caroline de Sousa
Orientador(es): Rezende, Alexandre Luiz Gonçalves de
Assunto: Natação
Down, Síndrome de
Transtorno do espectro autista
Data de apresentação: 15-Fev-2023
Data de publicação: 19-Mai-2023
Referência: OLIVEIRA, Ana Caroline de Sousa. Flexibilização educacional no ensino da natação para criança com Síndrome de Down e Transtorno do Espectro Autista. 2023. 63 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Este trabalho, enquanto pesquisa pedagógica, aborda a prática docente vivenciada durante um estágio não obrigatório e remunerado, em uma escola particular de Ensino Fundamental, no espaço voltado para a prática de atividades extracurriculares. Nesse contexto, a mediação docente ocorreu durante as aulas da modalidade de natação ministradas a uma aluna, de 7 anos, com diagnóstico de Síndrome de Down e Transtorno do Espectro Autista. Consciente de que a natação é uma prática que pode envolver muitas inseguranças e medos da aluna, foram construídas, ao longo da mediação docente, experiências de aprendizagem que resgataram e potencializaram o desenvolvimento de competências aquáticas. O objetivo deste trabalho se concentra em analisar como a flexibilização educacional e a diversificação de estratégias influenciam na mediação docente para o ensino de competências aquáticas para essa aluna. A interação professora-aluna favoreceu tanto o aprendizado de estratégias didáticas que contribuem para o ensino da natação, como contribuiu para transmitir à aluna, segurança em si-mesma e confiança na professora, o que potencializa o interesse de participar de atividades lúdicas em piscinas. A diversificação de estratégias didáticas, por meio do uso de recursos auxiliares de mediação, recorreu a dois princípios chaves: dedicar um foco inicial na formação de um vínculo afetivo entre professora e aluna, e pautar as propostas de atividades em uma estrutura lúdica, que desafia a criança a explorar o ambiente e colocar em jogo as suas habilidades psicomotoras.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2023.
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