Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/34838
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_AnaCarolineDeSousaOliveira_tcc.pdf560,41 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorRezende, Alexandre Luiz Gonçalves de-
dc.contributor.authorOliveira, Ana Caroline de Sousa-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Ana Caroline de Sousa. Flexibilização educacional no ensino da natação para criança com Síndrome de Down e Transtorno do Espectro Autista. 2023. 63 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2023.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho, enquanto pesquisa pedagógica, aborda a prática docente vivenciada durante um estágio não obrigatório e remunerado, em uma escola particular de Ensino Fundamental, no espaço voltado para a prática de atividades extracurriculares. Nesse contexto, a mediação docente ocorreu durante as aulas da modalidade de natação ministradas a uma aluna, de 7 anos, com diagnóstico de Síndrome de Down e Transtorno do Espectro Autista. Consciente de que a natação é uma prática que pode envolver muitas inseguranças e medos da aluna, foram construídas, ao longo da mediação docente, experiências de aprendizagem que resgataram e potencializaram o desenvolvimento de competências aquáticas. O objetivo deste trabalho se concentra em analisar como a flexibilização educacional e a diversificação de estratégias influenciam na mediação docente para o ensino de competências aquáticas para essa aluna. A interação professora-aluna favoreceu tanto o aprendizado de estratégias didáticas que contribuem para o ensino da natação, como contribuiu para transmitir à aluna, segurança em si-mesma e confiança na professora, o que potencializa o interesse de participar de atividades lúdicas em piscinas. A diversificação de estratégias didáticas, por meio do uso de recursos auxiliares de mediação, recorreu a dois princípios chaves: dedicar um foco inicial na formação de um vínculo afetivo entre professora e aluna, e pautar as propostas de atividades em uma estrutura lúdica, que desafia a criança a explorar o ambiente e colocar em jogo as suas habilidades psicomotoras.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordNataçãopt_BR
dc.subject.keywordDown, Síndrome dept_BR
dc.subject.keywordTranstorno do espectro autistapt_BR
dc.titleFlexibilização educacional no ensino da natação para criança com Síndrome de Down e Transtorno do Espectro Autistapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2023-05-19T12:01:34Z-
dc.date.available2023-05-19T12:01:34Z-
dc.date.submitted2023-02-15-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/34838-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
Aparece na Coleção:Educação Física



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.