Título: | Flexibilização educacional no ensino da natação para criança com Síndrome de Down e Transtorno do Espectro Autista |
Autor(es): | Oliveira, Ana Caroline de Sousa |
Orientador(es): | Rezende, Alexandre Luiz Gonçalves de |
Assunto: | Natação Down, Síndrome de Transtorno do espectro autista |
Data de apresentação: | 15-Fev-2023 |
Data de publicação: | 19-Mai-2023 |
Referência: | OLIVEIRA, Ana Caroline de Sousa. Flexibilização educacional no ensino da natação para criança com Síndrome de Down e Transtorno do Espectro Autista. 2023. 63 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Resumo: | Este trabalho, enquanto pesquisa pedagógica, aborda a prática docente vivenciada
durante um estágio não obrigatório e remunerado, em uma escola particular de
Ensino Fundamental, no espaço voltado para a prática de atividades
extracurriculares. Nesse contexto, a mediação docente ocorreu durante as aulas da
modalidade de natação ministradas a uma aluna, de 7 anos, com diagnóstico de
Síndrome de Down e Transtorno do Espectro Autista. Consciente de que a natação
é uma prática que pode envolver muitas inseguranças e medos da aluna, foram
construídas, ao longo da mediação docente, experiências de aprendizagem que
resgataram e potencializaram o desenvolvimento de competências aquáticas. O
objetivo deste trabalho se concentra em analisar como a flexibilização educacional e
a diversificação de estratégias influenciam na mediação docente para o ensino de
competências aquáticas para essa aluna. A interação professora-aluna favoreceu
tanto o aprendizado de estratégias didáticas que contribuem para o ensino da
natação, como contribuiu para transmitir à aluna, segurança em si-mesma e
confiança na professora, o que potencializa o interesse de participar de atividades
lúdicas em piscinas. A diversificação de estratégias didáticas, por meio do uso de
recursos auxiliares de mediação, recorreu a dois princípios chaves: dedicar um foco
inicial na formação de um vínculo afetivo entre professora e aluna, e pautar as
propostas de atividades em uma estrutura lúdica, que desafia a criança a explorar o
ambiente e colocar em jogo as suas habilidades psicomotoras. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2023. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Educação Física
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.