Título: | “Tá na hora de brincar” : o programa educação com movimento e as aulas de educação física nos anos iniciais do ensino fundamental |
Autor(es): | Lima, Mariana de Sousa |
Orientador(es): | Costa, Jonatas Maia da |
Assunto: | Educação física Escolas Ensino fundamental Programa educação com movimento |
Data de apresentação: | 14-Fev-2023 |
Data de publicação: | 19-Mai-2023 |
Referência: | LIMA, Mariana de Sousa. “Tá na hora de brincar”: o programa educação com movimento e as aulas de educação física nos anos iniciais do ensino fundamental. 2023. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Resumo: | Por meio da pesquisa bibliográfica, o estudo buscou analisar a importância
das aulas de educação física nos anos iniciais do Ensino Fundamental. As
práticas corporais são iniciativas culturais históricas que possuem
conhecimentos, valores e formas de compreender o mundo, portanto a
aprendizagem deve ser compreendida como um processo contínuo e integral
onde o corpo tem o movimento como elemento principal. No primeiro
capítulo, haverá debate acerca do surgimento da Educação Física e no
Brasil. No segundo, terão comentários sobre a Educação Física e a escola,
evidenciando o contexto escolar, o movimento, as brincadeiras e a
aprendizagem, além da Educação Física no Ensino Fundamental l. No último,
será analisado a importância do Programa Educação com Movimento. |
Abstract: | Through bibliographical research, the study sought to analyze the importance
of physical education classes in the early years of elementary school. Body
practices are historical cultural initiatives that have knowledge, values and
ways of understanding the world, therefore learning must be understood as a
continuous and integral process where the body has movement as the main
element. In the first chapter, there will be a debate about the emergence of
Physical Education in Brazil. In the second, there will be comments about
Physical Education and the school, highlighting the school context,
movement, games and learning, in addition to Physical Education in
Elementary School l. In the last one, the importance of the Education with
Movement Program will be analyzed. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Educação Física
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.