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https://bdm.unb.br/handle/10483/34818
Título: | Mediação docente na Educação Física escolar : estudo de caso de aluno usuário de drogas com relações familiares aflitivas |
Autor(es): | Santos, Ruan Chrisley Matos dos |
Orientador(es): | Rezende, Alexandre Luiz Gonçalves de |
Assunto: | Flexibilização educacional Mediação pedagógica Álcool Drogas Família Educação de Jovens e Adultos (EJA) |
Data de apresentação: | 23-Fev-2023 |
Data de publicação: | 18-Mai-2023 |
Referência: | SANTOS, Ruan Chrisley Matos dos. Mediação docente na Educação Física escolar: estudo de caso de aluno usuário de drogas com relações familiares aflitivas. 2023. 50 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Resumo: | Este estudo faz parte da linha de pesquisa e extensão sobre a flexibilização
educacional em educação física e esporte, desenvolvida por membros grupo de
pesquisa do Núcleo de Esporte da Faculdade de Educação Física da UnB. O grupo
de pesquisa citado tem como objetivo produzir e compartilhar literatura científica
capaz de auxiliar professores e mediadores no processo eficaz de ensino-
aprendizagem de forma individualizada, considerando as especificidades de cada
situação educativa. Para tal propósito, não avaliamos o resultado da atividade
proposta, mas, o processo de interação entre professor e alunos. O estudo foi
realizado em duas aulas de educação física onde o tema destas foi o voleibol. O
local das aulas foi em uma escola que oferece a modalidade de Ensino de Jovens e
Adultos (EJA) na Ceilândia. O EJA é uma modalidade de ensino criada pelo governo
com a intenção de democratizar o ensino da rede pública do Brasil e é destinada a
jovens e adultos que não tiveram acesso a educação na idade apropriada ou que
por algum motivo não concluíram os níveis da Educação Básica e desejam iniciar ou
retomar os estudos. Durante a aula prática, um aluno demonstrou resistência a
participação da aula por não se sentir à vontade em grupo. Outro aluno assumiu o
papel de líder e fez com que o colega participasse da aula. Durante a aula, o aluno
demonstrou evoluções motoras, cognitivas e sociais ao participar do jogo e obter
dicas dos colegas. A turma demonstra autonomia ao traçar estratégias de jogo e
conseguem desempenhar o jogo proposto com êxito. O aluno em destaque no
estudo alegou ser usuário de álcool e drogas e ter uma péssima relação familiar.
Após a demonstração de afetividade de um colega, o aluno participa da aula
mostrando a importância dos professores utilizarem este recurso nas aulas,
fomentando a interação social entre os alunos. Para realizar um ensino eficaz e
individualizado, o professor deve analisar o cenário onde o aluno está inserido e
levar em consideração suas manifestações no ambiente escolar. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2023. |
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Aparece na Coleção: | Educação Física
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