Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Rezende, Alexandre Luiz Gonçalves de | - |
dc.contributor.author | Santos, Ruan Chrisley Matos dos | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Ruan Chrisley Matos dos. Mediação docente na Educação Física escolar: estudo de caso de aluno usuário de drogas com relações familiares aflitivas. 2023. 50 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo faz parte da linha de pesquisa e extensão sobre a flexibilização
educacional em educação física e esporte, desenvolvida por membros grupo de
pesquisa do Núcleo de Esporte da Faculdade de Educação Física da UnB. O grupo
de pesquisa citado tem como objetivo produzir e compartilhar literatura científica
capaz de auxiliar professores e mediadores no processo eficaz de ensino-
aprendizagem de forma individualizada, considerando as especificidades de cada
situação educativa. Para tal propósito, não avaliamos o resultado da atividade
proposta, mas, o processo de interação entre professor e alunos. O estudo foi
realizado em duas aulas de educação física onde o tema destas foi o voleibol. O
local das aulas foi em uma escola que oferece a modalidade de Ensino de Jovens e
Adultos (EJA) na Ceilândia. O EJA é uma modalidade de ensino criada pelo governo
com a intenção de democratizar o ensino da rede pública do Brasil e é destinada a
jovens e adultos que não tiveram acesso a educação na idade apropriada ou que
por algum motivo não concluíram os níveis da Educação Básica e desejam iniciar ou
retomar os estudos. Durante a aula prática, um aluno demonstrou resistência a
participação da aula por não se sentir à vontade em grupo. Outro aluno assumiu o
papel de líder e fez com que o colega participasse da aula. Durante a aula, o aluno
demonstrou evoluções motoras, cognitivas e sociais ao participar do jogo e obter
dicas dos colegas. A turma demonstra autonomia ao traçar estratégias de jogo e
conseguem desempenhar o jogo proposto com êxito. O aluno em destaque no
estudo alegou ser usuário de álcool e drogas e ter uma péssima relação familiar.
Após a demonstração de afetividade de um colega, o aluno participa da aula
mostrando a importância dos professores utilizarem este recurso nas aulas,
fomentando a interação social entre os alunos. Para realizar um ensino eficaz e
individualizado, o professor deve analisar o cenário onde o aluno está inserido e
levar em consideração suas manifestações no ambiente escolar. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Flexibilização educacional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mediação pedagógica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Álcool | pt_BR |
dc.subject.keyword | Drogas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Família | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação de Jovens e Adultos (EJA) | pt_BR |
dc.title | Mediação docente na Educação Física escolar : estudo de caso de aluno usuário de drogas com relações familiares aflitivas | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-05-18T13:04:22Z | - |
dc.date.available | 2023-05-18T13:04:22Z | - |
dc.date.submitted | 2023-02-23 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/34818 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Educação Física
|