Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/34808
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_PedroGuimaraesDeAndradeGomes_tcc.pdf405,42 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Conhecimento da equipe de enfermagem e pacientes no contexto dialítico : revisão integrativa
Autor(es): Gomes, Pedro Guimarães de Andrade
Orientador(es): Cruz, Keila Cristianne Trindade da
Coorientador(es): Lima, Marcelo Nunes de
Assunto: Diálise
Hemodiálise
Conhecimento
Enfermagem
Data de apresentação: 12-Dez-2020
Data de publicação: 18-Mai-2023
Referência: GOMES, Pedro Guimarães de Andrade. Conhecimento da equipe de enfermagem e pacientes no contexto dialítico: revisão integrativa. 2020. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: Introdução: O centro de diálise revela-se um ambiente diferente e único, com a presença de particularidades, com intensas mudanças no padrão de vida dos pacientes que ali iniciam a terapia. Essa será uma nova casa para o paciente portador de Insuficiência Renal Crônica (IRC), desta forma existe uma ligação e contato ainda maior do paciente com equipe da unidade sendo constante a interação. O envolvimento de ambos com a terapia é fundamental para a melhora na qualidade de vida. Deste modo, torna-se importante capacitar e entender o conhecimento de todos estes atores envolvidos, surge então uma importante lacuna de pesquisa: qual o conhecimento da equipe de enfermagem e de pacientes no contexto dialítico? Metodologia:trata-se de uma revisão integrativa de literatura, foi realizada busca das publicações nos periódicos indexados na LILACS, Portal de Periódicos da CAPES, SciELO, BVS e MEDLINE via PUBMED. De acordo com os critérios de inclusão e exclusão, foram selecionadas quinze publicações. Resultados e discussão: Após análise das publicações foram identificados três eixos temáticos, que apresentaram descritos nos trabalhos, são eles: (1) Nível de conhecimento e capacitação para profissionais de enfermagem que trabalham diálise e hemodiálise; (2) Nível de conhecimento e capacitação de pacientes em tratamento dialítico; e (3) Avaliação de programas educacionais e dos serviços com foco na melhora do atendimento ao público e melhora do tratamento.Conclusão: A enfermagem tem muito a contribuir no processo de ensino e relação de construção de conhecimentos. Existe a real necessidade de capacitação e atualização constante dos profissionais e pacientes para que o cuidado possa ser executado de maneira satisfatória.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Enfermagem, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Enfermagem - Campus Darcy Ribeiro



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.