Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/34806
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_MatheusJoseRibeiro_tcc.pdf1,9 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Qualidade das diretrizes clínicas para queda de cabelo segundo AGREE II e proposta de diretriz com ênfase no cuidado farmacêutico
Autor(es): Ribeiro, Matheus José
Orientador(es): Gomes, Rosângela Maria
Coorientador(es): Lima, Rodrigo Fonseca
Assunto: Cabelo
Calvície
Alopécia
Assistência farmacêutica
Data de apresentação: 16-Fev-2023
Data de publicação: 17-Mai-2023
Referência: RIBEIRO, Matheus José. Qualidade das diretrizes clínicas para queda de cabelo segundo AGREE II e proposta de diretriz com ênfase no cuidado farmacêutico. 2023. 55 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Farmácia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: A queda de cabelo geralmente conhecida como alopecia ou calvície, pode ocorrer em parte da cabeça ou do corpo. O agravamento da queda de cabelo pode ocorrer de uma pequena área para todo o corpo do indivíduo, grande parte dos casos originam-se devido a fatores genéticos e hormonais como a alopecia androgenética ou a fatores autoimunes que é o caso da alopecia areata. Ambas condições podem ocorrer em homens e mulheres acometendo até 50% dos adultos. Um distúrbio com recorrência muito comum como a queda de cabelo torna a elaboração de orientações clínicas indispensável, orientações estas que devem estar apoiadas em evidências, beneficiando principalmente o paciente. O presente trabalho propõe uma avaliação da qualidade das diretrizes para queda de cabelo e a elaboração de uma proposta de diretriz para o cuidado farmacêutico. Ressalta-se que nenhuma das diretrizes avaliadas abordou o cuidado voltado à assistência farmacêutica, desta maneira o presente trabalho buscou trazer essa perspectiva. Foi utilizado a metodologia ADAPTE, ferramenta qualificada para promover o desenvolvimento e a utilização de diretrizes da prática clínica através da adaptação de diretrizes existentes. O método AGREE II foi empregado para a avaliação das diretrizes selecionadas com foco no domínio “rigor do desenvolvimento”. As buscas na literatura foram conduzidas em diversas bases de dados e nos sites que disponibilizam guias da prática clínica. Ao todo 7 diretrizes foram avaliadas, abrangendo critérios de boa qualidade. A proposta de diretriz construída compreende a definição das doenças, causas, sinais e sintomas, junto com a anamnese farmacêutica, objetivos do farmacêutico, intervenções farmacológicas, não farmacológicas, sinais, alertas e encaminhamentos e por fim monitoramento dos resultados.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Farmácia, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Farmácia - Campus Darcy Ribeiro



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.