Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/34805
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_IgorLorranSerraRodrigues_tcc.pdf495,39 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Desempenho do teste de eluição da polimixina B em Enterobacterales
Autor(es): Rodrigues, Igor Lorran Serra
Orientador(es): Dalmolin, Tanise Vendruscolo
Assunto: Resistência bacteriana
Polimixinas
Enterobactérias
Testes microbiológicos
Data de apresentação: 17-Fev-2023
Data de publicação: 17-Mai-2023
Referência: RODRIGUES, Igor Lorran Serra. Desempenho do teste de eluição da polimixina B em Enterobacterales. 2023. 19 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Farmácia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: A resistência aos antimicrobianos é considerada um grave problema de saúde pública em âmbito mundial e uma crescente ameaça para o tratamento de infecções causadas por bactérias. Com o foco de evitar a disseminação de micro-organismos resistentes, é necessária a avaliação e desenvolvimento de metodologias que possam ser utilizadas na rotina laboratorial para facilitar o trabalho e liberação de resultados confiáveis para um adequado e rápido manejo do paciente. A microdiluição em caldo é o teste referência para avaliar a suscetibilidade das polimixinas com elevada confiabilidade, porém é uma metodologia bastante laboriosa, que requer materiais que não são comumente encontrados na rotina laboratorial. Neste contexto, o objetivo deste estudo foi desenvolver e avaliar metodologia alternativa para pesquisa de resistência às polimixinas, denominada microeluição da polimixina B, com a finalidade de reduzir os custos do teste e que o mesmo seja confiável. Foram utilizados 26 isolados bacterianos, os quais 14 eram resistentes e 12 eram sensíveis à polimixina B. A concordância categórica e a concordância essencial entre a metodologia testada e a de referência foi de 92,31%. Já em relação ao Erro Maior não foi encontrado em nosso estudo, enquanto o Erro Muito Maior foi de 7,7%. Levando em consideração o nível percentual de paridade entre as duas metodologias (microdiluição e microeluição) pode-se concluir que a microeluição em caldo é um método confiável, e os resultados obtidos podem ser relevantes nas decisões terapêuticas, colaborando assim no combate à resistência aos antimicrobianos. Além disso, a metodologia proposta utiliza materiais de baixo custo e de fácil acesso em laboratórios de microbiologia.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Farmácia, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Farmácia - Campus Darcy Ribeiro



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.