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Título: O novo PNLD e a BNCC : compreendendo as mudanças da organização estrutural dos livros de ciências da natureza e suas tecnologias
Autor(es): Ribeiro, Leyele dos Santos
Orientador(es): Machado, Patrícia Fernandes Lootens
Assunto: Ciências - estudo e ensino
Livros didáticos
Data de apresentação: 2021
Data de publicação: 16-Mai-2023
Referência: RIBEIRO, Leyele dos Santos. O novo PNLD e a BNCC: compreendendo as mudanças da organização estrutural dos livros de ciências da natureza e suas tecnologias. 2021. 34 f. il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: O ensino de ciências possibilita transformar em conhecimento indagações que estejam ligadas aos fenômenos naturais por meio da investigação, a partir do entendimento desses fenômenos. O ensino por investigação pode promover questionamentos, reflexões e a busca por explicações e estes, por sua vez, contribuem para a participação ativa do estudante no processo ensinoaprendizagem. Levando em consideração que esses são alguns aspectos considerados essenciais para o processo de ensino-aprendizagem, inclusive pela Base Nacional Comum Curricular - BNCC, este trabalho teve como temática uma breve análise sobre como encontra-se a estrutura dos novos livros didáticos, de acordo com os pressupostos tidos como essenciais para o ensino. A análise terá como enfoque a organização estrutural, abordagens metodológicas, avaliações desenvolvidas e atividades sugeridas na obra didática de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Considerando os aspectos defendidos no texto da Base Nacional Comum Curricular, por exemplo: interdisciplinaridade, contextualização, argumentação e investigação. Essa temática se mostra relevante pelo fato de o livro didático ser o principal recurso pedagógico utilizado dentro da sala de aula pelo professor, como apoio para orientar a realização das suas atividades e auxiliar os alunos no processo de aprendizagem. Da análise, depreendemos que as orientações da BNCC, relativas à investigação em Ciências da Natureza, parecem não estar tão claras para os autores dos livros didáticos, pois há aspectos que podem e precisam ser melhorados, como o conjunto de procedimentos a serem repetidos na construção dos roteiros práticos, o desenvolvimento de situações-problemas e práticas de laboratório.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2021.
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