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dc.contributor.advisorMachado, Patrícia Fernandes Lootens-
dc.contributor.authorRibeiro, Leyele dos Santos-
dc.identifier.citationRIBEIRO, Leyele dos Santos. O novo PNLD e a BNCC: compreendendo as mudanças da organização estrutural dos livros de ciências da natureza e suas tecnologias. 2021. 34 f. il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2021.pt_BR
dc.description.abstractO ensino de ciências possibilita transformar em conhecimento indagações que estejam ligadas aos fenômenos naturais por meio da investigação, a partir do entendimento desses fenômenos. O ensino por investigação pode promover questionamentos, reflexões e a busca por explicações e estes, por sua vez, contribuem para a participação ativa do estudante no processo ensinoaprendizagem. Levando em consideração que esses são alguns aspectos considerados essenciais para o processo de ensino-aprendizagem, inclusive pela Base Nacional Comum Curricular - BNCC, este trabalho teve como temática uma breve análise sobre como encontra-se a estrutura dos novos livros didáticos, de acordo com os pressupostos tidos como essenciais para o ensino. A análise terá como enfoque a organização estrutural, abordagens metodológicas, avaliações desenvolvidas e atividades sugeridas na obra didática de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Considerando os aspectos defendidos no texto da Base Nacional Comum Curricular, por exemplo: interdisciplinaridade, contextualização, argumentação e investigação. Essa temática se mostra relevante pelo fato de o livro didático ser o principal recurso pedagógico utilizado dentro da sala de aula pelo professor, como apoio para orientar a realização das suas atividades e auxiliar os alunos no processo de aprendizagem. Da análise, depreendemos que as orientações da BNCC, relativas à investigação em Ciências da Natureza, parecem não estar tão claras para os autores dos livros didáticos, pois há aspectos que podem e precisam ser melhorados, como o conjunto de procedimentos a serem repetidos na construção dos roteiros práticos, o desenvolvimento de situações-problemas e práticas de laboratório.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordCiências - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordLivros didáticospt_BR
dc.titleO novo PNLD e a BNCC : compreendendo as mudanças da organização estrutural dos livros de ciências da natureza e suas tecnologiaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2023-05-16T13:07:48Z-
dc.date.available2023-05-16T13:07:48Z-
dc.date.submitted2021-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/34791-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
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