Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Machado, Patrícia Fernandes Lootens | - |
dc.contributor.author | Ribeiro, Leyele dos Santos | - |
dc.identifier.citation | RIBEIRO, Leyele dos Santos. O novo PNLD e a BNCC: compreendendo as mudanças da organização estrutural dos livros de ciências da natureza e suas tecnologias. 2021. 34 f. il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | O ensino de ciências possibilita transformar em conhecimento indagações que estejam ligadas
aos fenômenos naturais por meio da investigação, a partir do entendimento desses fenômenos.
O ensino por investigação pode promover questionamentos, reflexões e a busca por explicações
e estes, por sua vez, contribuem para a participação ativa do estudante no processo ensinoaprendizagem. Levando em consideração que esses são alguns aspectos considerados essenciais
para o processo de ensino-aprendizagem, inclusive pela Base Nacional Comum Curricular -
BNCC, este trabalho teve como temática uma breve análise sobre como encontra-se a estrutura
dos novos livros didáticos, de acordo com os pressupostos tidos como essenciais para o ensino.
A análise terá como enfoque a organização estrutural, abordagens metodológicas, avaliações
desenvolvidas e atividades sugeridas na obra didática de Ciências da Natureza e suas
Tecnologias. Considerando os aspectos defendidos no texto da Base Nacional Comum
Curricular, por exemplo: interdisciplinaridade, contextualização, argumentação e investigação.
Essa temática se mostra relevante pelo fato de o livro didático ser o principal recurso
pedagógico utilizado dentro da sala de aula pelo professor, como apoio para orientar a
realização das suas atividades e auxiliar os alunos no processo de aprendizagem. Da análise,
depreendemos que as orientações da BNCC, relativas à investigação em Ciências da Natureza,
parecem não estar tão claras para os autores dos livros didáticos, pois há aspectos que podem e
precisam ser melhorados, como o conjunto de procedimentos a serem repetidos na construção
dos roteiros práticos, o desenvolvimento de situações-problemas e práticas de laboratório. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ciências - estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Livros didáticos | pt_BR |
dc.title | O novo PNLD e a BNCC : compreendendo as mudanças da organização estrutural dos livros de ciências da natureza e suas tecnologias | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-05-16T13:07:48Z | - |
dc.date.available | 2023-05-16T13:07:48Z | - |
dc.date.submitted | 2021 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/34791 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Química
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