Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/3479
Título: | A consideração entre competências e dificuldades na prática psicopedagógica |
Autor(es): | Porto, Ivianie Pinheiro Magalhães |
Orientador(es): | Fávero, Maria Helena |
Assunto: | Prática de ensino Psicopedagogia Distúrbios da aprendizagem |
Data de apresentação: | 2011 |
Data de publicação: | 11-Mai-2012 |
Referência: | PORTO, Ivianie Pinheiro Magalhães. A consideração entre competências e dificuldades na prática psicopedagógica. 2011. 36 f. Monografia (Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011. |
Resumo: | O foco deste trabalho é a relação entre a psicologia do conhecimento e a prática psicopedagógica na defesa de uma intervenção que beneficie a verdadeira articulação entre competências e dificuldades. Esse trabalho está estruturado em três partes. Na primeira fundamentamos a sua questão central como anunciado no primeiro parágrafo. Nela defendemos que as dificuldades de aprendizagem devem ser mediadas através de uma articulação entre competências e dificuldades, e isso, em particular, nesse trabalho, com relação à construção das competências relacionadas a leitura, escrita e matemática. Na segunda parte, descrevemos uma prática psicopedagógica desenvolvida com uma criança na faixa etária de 7 anos. Finalmente, na última parte, a título de conclusões, desenvolvemos algumas considerações finais, retomando nosso foco, ou seja, a relação entre a psicologia do desenvolvimento infantil e a prática psicopedagógica focada na articulação entre competências e dificuldades. |
Informações adicionais: | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, 2011. |
DOI: | http://dx.doi.org/10.26512/2011.TCC.3479 |
Aparece na Coleção: | Psicopedagogia Clínica e Institucional
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons