Título: | Análise do posicionamento digital das organizações contábeis do Distrito Federal com base no modelo de AIDA |
Autor(es): | Silva, Bruna Martins Wolff da |
Orientador(es): | Matos, Eduardo Bona Safe de |
Assunto: | Marketing digital Mídia social |
Data de apresentação: | 3-Nov-2021 |
Data de publicação: | 15-Mai-2023 |
Referência: | SILVA, Bruna Martins Wolff da. Análise do posicionamento digital das organizações contábeis do Distrito Federal com base no modelo de AIDA. 2021. 43 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. |
Resumo: | Com os avanços da era digital, empresas de diversos segmentos têm investido em estratégias
de marketing para posicionar seus negócios no meio digital. A procura por serviços e
empresas na internet vem se intensificando, e as empresas que não acompanham essa
mudança estão perdendo espaço no mercado, caso que também se aplica aos escritórios e
organizações contábeis. Nesse sentido, o presente estudo tem por objetivo identificar o
posicionamento digital das organizações contábeis do Distrito Federal a fim de analisar o
perfil do conteúdo produzido por estas organizações em suas mídias sociais, no caso, o
Instagram. Para isso, foram selecionadas 252 organizações contábeis que, após uma análise
inicial das 2.278 organizações cadastradas no Conselho Regional de Contabilidade do DF
(CRC-DF), tinham sua página do Instagram registrada no site institucional. A categorização e
análise das 9.444 publicações realizadas em 2021 pelas empresas selecionadas foi realizada
sob a ótica do Modelo AIDA e suas etapas (Atração, Interesse, Desejo e Ação) e foram
criadas subcategorizações para ampliação do modelo. Os resultados obtidos mostraram que as
organizações contábeis ainda utilizam o Instagram com pouca frequência (11% das
organizações contábeis do DF possuem instagram) e que a maior parte dos conteúdos
produzidos pelas organizações selecionadas são orientadas para o estágio de Atração do
cliente (75%), seguidas pelas categorias de “interesse e desejo” (18%) e, por fim, “ação”
(7%). De forma diferente ao publicado, as postagens que receberam mais interação dos
usuários foram os voltados para o Interesse e o Desejo. Contribui-se para a literatura e para a
prática profissional ao demonstrar os principais aspectos na comunicação e no marketing
digital das empresas analisadas e potenciais benefícios do uso coerente das redes sociais na
captação e manutenção de clientes. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2021. |
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Aparece na Coleção: | Ciências Contábeis
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