Título: | Análise comparativa do uso de medidas provisórias nos governos dos presidentes Dilma1, Dilma2, Temer e Bolsonaro : possíveis desvios de finalidade na utilização das medidas provisórias e suas consequências no presidencialismo de coalizão |
Autor(es): | Teixeira, Antônio Rodrigues |
Orientador(es): | Nascimento, Roberta Simões |
Assunto: | Medida provisória Processo legislativo Presidencialismo |
Data de apresentação: | Nov-2022 |
Data de publicação: | 12-Mai-2023 |
Referência: | TEIXEIRA, Antônio Rodrigues. Análise comparativa do uso de medidas provisórias nos governos dos presidentes Dilma1, Dilma2, Temer e Bolsonaro: possíveis desvios de finalidade na utilização das medidas provisórias e suas consequências no presidencialismo de coalizão. 2022. 96 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. |
Resumo: | O presente trabalho de conclusão de curso faz uma análise comparativa do
processo legislativo das medidas provisórias no Congresso Nacional a partir de sua
edição pelos quatro últimos governos presidenciais – Dilma1, Dilma2, Temer e
Bolsonaro, aferindo possíveis desvios de sua utilização em face do presidencialismo
de coalizão. A partir de dados da tramitação das medidas provisórias no banco de
dados do parlamento federal, observa-se que não houve diferenças significativas
entre os quatro governos de correntes político-ideológicas distintas no que tange ao
uso excessivo dessas proposições legislativas, o que enseja desvios de finalidade
em relação aos pressupostos constitucionais de relevância e urgência previstos para
sua edição. O estudo faz um cotejo entre os dados depurados com a bibliografia
especializada para demonstrar que, mesmo com a predominância da agenda
legislativa do Executivo no Congresso Nacional, por meio do uso excessivo de
medidas provisórias, ainda assim aquele poder depende de ampla coalizão com as
principais lideranças do parlamento, das quais se sobressai o bloco de centro-direita,
vulgarmente denominado Centrão. O trabalho demonstra ainda que as alterações no
dispositivo constitucional que regulamenta o uso excepcional das medidas
provisórias, incluindo as da EC nº 32/2001 e regulamentações posteriores, ainda não
foram suficientes para suprir as lacunas que levam ao uso excessivo do dispositivo e
nem para promover a efetiva independência entre os Poderes. |
Abstract: | This current conclusion coursework compares the legislative process of the
provisional measures in the National Congress from its edition by the last four
presidential governments - Dilma 1, Dilma 2, Temer, and Bolsonaro, checking
possible deviations of its use in face of coalitional presidentialism. From data on the
processing of provisional measures in the database of the federal parliament, it is
observed that there were no significant differences between the four governments of
different political-ideological currents regarding the excessive use of these legislative
proposals, which gives rise to deviations from purpose in relation to the constitutional
presuppositions of relevance and urgency foreseen for its edition. The study
compares the purified data with the specialized bibliography to demonstrate that,
even with the predominance of the Executive's legislative agenda in the National
Congress, through the excessive use of provisional measures, that power still
depends on a broad coalition with the main leaders of parliament, from which the
center-right bloc, commonly known as "Centrão", stands out. The work also
demonstrates that the changes in the constitutional provision that regulates the
exceptional use of provisional measures, including those of EC nº 32/2001 and later
regulations, have not yet been sufficient to fill the gaps that lead to the excessive use
of the device, nor to promote effective independence between the powers. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2022. |
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