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Título: Análise comparativa do uso de medidas provisórias nos governos dos presidentes Dilma1, Dilma2, Temer e Bolsonaro : possíveis desvios de finalidade na utilização das medidas provisórias e suas consequências no presidencialismo de coalizão
Autor(es): Teixeira, Antônio Rodrigues
Orientador(es): Nascimento, Roberta Simões
Assunto: Medida provisória
Processo legislativo
Presidencialismo
Data de apresentação: Nov-2022
Data de publicação: 12-Mai-2023
Referência: TEIXEIRA, Antônio Rodrigues. Análise comparativa do uso de medidas provisórias nos governos dos presidentes Dilma1, Dilma2, Temer e Bolsonaro: possíveis desvios de finalidade na utilização das medidas provisórias e suas consequências no presidencialismo de coalizão. 2022. 96 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso faz uma análise comparativa do processo legislativo das medidas provisórias no Congresso Nacional a partir de sua edição pelos quatro últimos governos presidenciais – Dilma1, Dilma2, Temer e Bolsonaro, aferindo possíveis desvios de sua utilização em face do presidencialismo de coalizão. A partir de dados da tramitação das medidas provisórias no banco de dados do parlamento federal, observa-se que não houve diferenças significativas entre os quatro governos de correntes político-ideológicas distintas no que tange ao uso excessivo dessas proposições legislativas, o que enseja desvios de finalidade em relação aos pressupostos constitucionais de relevância e urgência previstos para sua edição. O estudo faz um cotejo entre os dados depurados com a bibliografia especializada para demonstrar que, mesmo com a predominância da agenda legislativa do Executivo no Congresso Nacional, por meio do uso excessivo de medidas provisórias, ainda assim aquele poder depende de ampla coalizão com as principais lideranças do parlamento, das quais se sobressai o bloco de centro-direita, vulgarmente denominado Centrão. O trabalho demonstra ainda que as alterações no dispositivo constitucional que regulamenta o uso excepcional das medidas provisórias, incluindo as da EC nº 32/2001 e regulamentações posteriores, ainda não foram suficientes para suprir as lacunas que levam ao uso excessivo do dispositivo e nem para promover a efetiva independência entre os Poderes.
Abstract: This current conclusion coursework compares the legislative process of the provisional measures in the National Congress from its edition by the last four presidential governments - Dilma 1, Dilma 2, Temer, and Bolsonaro, checking possible deviations of its use in face of coalitional presidentialism. From data on the processing of provisional measures in the database of the federal parliament, it is observed that there were no significant differences between the four governments of different political-ideological currents regarding the excessive use of these legislative proposals, which gives rise to deviations from purpose in relation to the constitutional presuppositions of relevance and urgency foreseen for its edition. The study compares the purified data with the specialized bibliography to demonstrate that, even with the predominance of the Executive's legislative agenda in the National Congress, through the excessive use of provisional measures, that power still depends on a broad coalition with the main leaders of parliament, from which the center-right bloc, commonly known as "Centrão", stands out. The work also demonstrates that the changes in the constitutional provision that regulates the exceptional use of provisional measures, including those of EC nº 32/2001 and later regulations, have not yet been sufficient to fill the gaps that lead to the excessive use of the device, nor to promote effective independence between the powers.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2022.
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