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Título: Estudo da resistência mecânica em peças impressas através de manufatura aditiva por deposição a arco via processo GMAW-CMT
Autor(es): Santos, Rute Borges Miranda dos
Orientador(es): Ziberov, Maksym
Assunto: Manufatura aditiva
Fresamento (Engenharia mecânica)
Metais - tratamento térmico
Data de apresentação: 26-Set-2022
Data de publicação: 12-Mai-2023
Referência: SANTOS, Rute Borges Miranda dos. Estudo da resistência mecânica em peças impressas através de manufatura aditiva por deposição a arco via processo GMAW-CMT. 2022. 92 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: A manufatura aditiva vem se destacando nos processos industriais devido ao seu custo reduzido de fabricação, quando comparado com outros processos. Isso ocorre devido ao desperdício do material ser menor quando comparado aos processos de produção convencionais, além da possibilidade de criação de geometrias complexas. Além disso, a manufatura aditiva compõe um dos pilares da indústria 4.0 e surgiu a partir do avanço da tecnologia na área de soldagem com a utilização de robôs a fim de aumentar a produtividade e qualidade das peças. O processo consiste em realizar deposições de camadas sobrepostas de material para fabricação de diferentes peças, incluindo peças com geometrias complexas. Devido à ampla aplicabilidade da tecnologia, os setores automotivos, aeroespacial e biomédicos se apresentam como grandes investidores no processo. No presente estudo, peças fabricadas através de manufatura aditiva mais especificamente o processo Wire Arc Additive Manufacturing foram submetidas a processos como usinagem, lixamento, ensaio de dureza e rugosidade até chegar no ensaio de tração com objetivo de verificar as propriedades mecânicas do material. Sendo assim, esse estudo analisa o comportamento mecânico de corpos de prova fabricados com o arame ER70S 6, obtidos por meio da manufatura aditiva por deposição a arco. Para possibilitar essa análise, além da manufatura aditiva foram utilizados processos de fresamento e corte a jato d’água para que o corpo de prova pudesse ser extraído da parede depositada. Após, os corpos de prova passaram por lixamento para melhor acabamento de sua superfície e a rugosidade média em diferentes regiões foram medidas. Além de serem submetidos ao ensaio de microdureza Vickers, a fim de determinar a dureza em determinados pontos da cabeça do corpo de prova. Os resultados mostraram que os corpos de prova apresentaram variações de cerca de 8% na espessura e 3 % na largura após o corte a jato d’água. Além disso, os valores obtidos da microdureza em torno de 275 HV. Os resultados apontaram que o maior limite de resistência à tração alcançado foi de 473 MPa e os corpos de prova romperam-se com a tensão de ruptura aproximada de 345 MPa. Os corpos de prova passaram também pelo teste de excitação por impulso em o objetivo é de caracterizar de forma não-destrutiva os módulos elásticos e do amortecimento de materiais de acordo com a norma ASTM E1876, apresentando 160 GPa de módulo de Young flexional, cerca de 3 % maior quando comparado aos corpos de prova que passaram pelo tratamento térmico de recozimento e foram submetidos ao mesmo ensaio. Os resultados também mostraram que os corpos e prova apresentaram valores de resistência à tração 12% maior quando comparados aos corpos de prova que sofreram tratamento térmico, módulo de Young variando cerca de 3% e a ductilidade apresentou 34% de variação. Na região da fratura foi possível determinas as áreas de fratura frágil e fratura dúctil e observou-se que os corpos de prova analisados apresentaram regiões de fratura dúctil nas mesmas áreas.
Abstract: Additive manufacturing has been standing out in industrial processes due to its reduced manufacturing cost, when compared to other processes. This is due to less material waste when compared to alternative production processes, in addition to the possibility of creating complex geometry. From this, an additive manufacturing composes a technology from the pillars. The process consists of performing positions of superimposed layers of materials to manufacture different parts, including parts with complex geometries. Due to the applicability of the technology, the automotive and biomedical sectors present themselves as major investors in the process. In the study, parts were produced through the manufacture of a plant more specifically the additive manufacturing process were manufactured processes such as manufacturing processes such as durability, testing and roughness to manufacturing processes, testing and manufacturing of materials. Therefore, this is the mechanical behavior of specimens manufactured with ER70S-6 wire, obtained through additive manufacturing by deposition. To enable this analysis, in addition to industrialization, milling and waterjet cutting processes were used so that the specimen could be extracted from the deposited wall. Afterwards, the bodies showed solutions for the best surface finish and the average roughness in measurement regions. In addition to the verification of the Vickers microhardness test, in order to determine the determination of the test points of the specimen. The results for which the specimens are intended vary 8% in thickness and % in width after the water cut. In addition, the values obtained for the microhardness are around 275 HV. points of resistance to which the biggest attraction was most of the results of 477 and the specimens that broke the rupture stress of 345 MPa. The characterization specimens are also tested according to the impulse in which the objective is destructive, the elastic modulus and the damping modulus of fence materials with a damping modulus of 160Pa Young, presenting 160Pa de Young 3% higher when compared to bodies of evidence that are treated by the recognition treatment and have been applied to the same assay. The similarity results also of resistance that the specimens and proof present values 12% higher compared to the demonstration bodies that present % of thermal resistance, Young attraction modulus varying about 34% of resistance ducts. In the region, it was possible to determine as fragile and ductile fracture areas in the observed- that the fracture bodies of the analysis area are similar ductile fracture regions.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Mecânica, 2022.
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