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Título: Estudo da influência do recozimento em peças de arame ER70S-6 obtidas por manufatura aditiva por deposição a arco
Autor(es): Rebouças, Rafael Cassebe
Orientador(es): Ziberov, Maksym
Assunto: Manufatura aditiva
Metais - tratamento térmico
Data de apresentação: 28-Set-2022
Data de publicação: 12-Mai-2023
Referência: REBOUÇAS, Rafael Cassebe. Estudo da influência do recozimento em peças de arame ER70S-6 obtidas por manufatura aditiva por deposição a arco. 2022. 112 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: A manufatura aditiva de metais é uma ferramenta bastante estudada e em constante evolução, devido a vantagens que lhe podem ser atribuídas, como a confecção de geometrias complexas em baixo tempo de produção. Para que tais vantagens possam ser utilizadas da melhor maneira possível, sendo aplicadas em projetos variados que suportam grandes cargas, vibrações e oscilações de temperatura, é necessário o entendimento de como os materiais metálicos impressos se comportam e como sua microestrutura é formada durante e após a deposição. Devido à deposição ser realizada camada por camada na manufatura aditiva por deposição a arco, o fenômeno de anisotropia se mostra presente nas peças metálicas impressas, fazendo com que haja discordâncias nas propriedades mecânicas em amostras retiradas em diferentes direções. Além disso, após a deposição, o arranjo e tamanho dos grãos são heterogêneos em diferentes regiões da camada (como na zona termicamente afetada e no centro da poça de fusão). Logo, torna-se interessante uma reorganização na estrutura do material, buscando maior homogeneidade no tamanho e direcionamento dos grãos. Portanto, o presente estudo visa analisar a influência do tratamento térmico de recozimento em peças impressas por Manufatura Aditiva por Deposição a Arco do arame ER70S-6. Para efeito comparativo, foram realizados os ensaios Sonelastic, microdureza Vickers e de tração em corpos de prova retirados nas direções horizontal e vertical da peça impressa, a fim da verificação da anisotropia presente no material, além de propriedades como coeficiente de amortecimento, frequência natural, microdureza, ductilidade e tensões de engenharia. Foi observado que o recozimento aumentou a ductilidade do material em todos os ensaios, obtendo aumento dos parâmetros 𝜺𝒎𝒕 e 𝜺𝒓𝒖𝒑 em 38 % e 36 % respectivamente, comparado ao caso sem tratamento térmico; contudo, as tensões de engenharia reduziram devido ao alívio de tensões internas do material. Também pôde ser observado que o posicionamento dos CP’s dentro do forno influencia no perfil de oxidação formado, assim como também pode ser influente nos ensaios de tração, uma vez que os CP’s horizontais obtiveram curvas mais heterogêneas entre si. O recozimento também aumentou os coeficientes de elasticidade à flexão e tração em 3,6 % e 19,55 % respectivamente, e a dureza média obtida foi reduzida em aproximadamente 22,7 %, mas corpos de prova verticais obtiveram valores mais homogêneos entre si, do que no caso sem tratamento térmico. Em relação ao fenômeno anisotrópico, os únicos parâmetros que obtiveram melhoria foram nas deformações no escoamento e de ruptura, com redução de 26,84 % e 27,08 %, respectivamente, os outros parâmetros analisados nos ensaios de tração obtiveram aumento no fenômeno anisotrópico.
Abstract: Additive manufacturing of metals is a very studied tool and in constant evolution, due to advantages that can be attributed to it, such as the manufacture of complex geometries in low production time. So that these advantages can be used in the best possible way, being applied in varied projects that support great load, vibrations and temperature oscilations, it is necessary to understand how printed metallic materials behave and how their microstructure is formed during and after deposition. Due the deposition layer by layer in WAAM, the anisotropic phenomenon is present in printed metals parts, causing disagreements in the mechanical properties taken in different directions. Furthermore, after deposition, the arrangement and size of the grains are heterogeneous in different regions of the layer (such in HAZ and center of the weld pool). Therefore, a reorganization in the structure of the material becomes interesting, seeking greater homogeneity in the size and direction of the grains. The present study aims to analyze the influence of annealing heat treatment on samples printed by WAAM deposition of ER70S-6 wire. For comparative purposes, Sonelastic, microhardness Vickers and tensile tests were carried out on specimen taken in the horizontal and vertical directions of the printed piece, in order to verify the anisotropy in the material, in addition to properties like dumping coefficient, natural frequency, microhardness Vickers, ductility and engineering stresses. It was observed that annealing increased the ductility of the material in all tests, obtaining an increase in parameters of 𝜺𝒎𝒕 and 𝜺𝒓𝒖𝒑 by 38 % and 36 % respectively, compared to the case without heat treatment; however, engineering stresses have been reduced due to the relieving of internal stresses in the material. It could also be observed that the positioning of the samples inside the furnace influences the oxidation profile formed, as well as it can be influential in the tensile tests, since the horizontal samples obtained more heterogeneous curves among themselves. Annealing also increase the coefficients of flexural and tensile elasticity by 3.6 % and 19.55% respectively, and the average microhardness obtained was reduced by approximately 22.7%, but vertical specimen obtained more homogeneous values between them, than in the case without heat treatment. Regarding the anisotropic phenomenon, the only parameters that improved were in the yield and rupture deformations, with a reduction of 26.84 % and 27.08 % respectively, the others parameters analyzed in the tensile test obtained an increase in the anisotropic phenomenon.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Mecânica, 2022.
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