Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/34747
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_MarceloSilvaMarques_tcc.pdfTrabalho de Conclusão de Curso1,76 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Estudo sobre o efeito da interação fadiga-fluência na durabilidade do polietileno de alta densidade
Autor(es): Marques, Marcelo Silva
Orientador(es): Castro, Fábio Comes de
Assunto: Polímeros
Polimerização
Termoplásticos
Data de apresentação: 29-Set-2022
Data de publicação: 12-Mai-2023
Referência: MARQUES, Marcelo Silva. Estudo sobre o efeito da interação fadiga-fluência na durabilidade do polietileno de alta densidade. 2022. 71 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O número de aplicações de materiais poliméricos termoplásticos e seus compósitos têm aumentado rapidamente em diversos setores da indústria devido às suas vantagens como menor peso, menor custo de produção e maior resistência à corrosão, se comparados com os metais. Além disso os termoplásticos são facilmente produzidos em geometrias complexas e a altas taxas de produção. Devido à essas vantagens alguns termoplásticos estão sendo utilizados em aplicações estruturais, o polietileno de alta densidade é utilizado para fabricação de tubos usados em sistemas de distribuição de água e gás. Os tubos de polietileno de alta densidade se provaram uma boa e mais econômica alternativa para os tubos metálicos nesse tipo de aplicação. Nessas aplicações o material é sujeito à esforços cíclicos devido a variação de pressão dentro do tubo, e como os termoplásticos sofrem do efeito de fluência à temperatura ambiente é razoável assumir que ocorre uma interação entre fadiga e fluência. Assim sendo, este trabalho tem como objetivo estudar o efeito dos parâmetros de carregamento (tensão máxima, tensão média, tensão estacionária e tempo de espera) na durabilidade do polietileno de alta densidade. Para atingir esse objetivo serão utilizados dados da literatura que serão aplicados em um modelo de evolução de dano pela interação entre fadiga e fluência. Como resultado, obteve-se valores de número de ciclos até a falha por fadiga pura, e diversos tempos de ruptura por fluência para determinados valores de tensão constante. Além disso indicou-se uma variação muito significativa na durabilidade do polietileno de alta densidade ao variar o valor da tensão estacionária, que ficava muito próxima do valor de fadiga pura para valores próximos de zero e muito próxima do valor de fluência pura para valores próximos da tensão máxima.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Mecânica, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia Mecânica



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.