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Título: Análise de simulações computacionais de escoamentos turbulentos em torno de um corpo rombudo
Autor(es): Dantas, Cayan Antunes
Orientador(es): Pimenta, Bráulio Gutierrez
Assunto: Fluidodinâmica computacional
Mecânica dos fluidos
Data de apresentação: Set-2022
Data de publicação: 11-Mai-2023
Referência: DANTAS, Cayan Antunes. Análise de simulações computacionais de escoamentos turbulentos em torno de um corpo rombudo. 2022. 131 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Pela grande frequência com que ocorrem na natureza e em diferentes aplicações de engenharia, o escoamento ao redor de corpos rígidos tem sido objeto de inúmeros estudos teóricos e experimentais há mais de um século. Na mecânica dos fluidos, os corpos podem ser classificados quanto à sua forma geométrica como rombudos ou aerodinâmicos. O conhecimento e estudos existentes sobre a aerodinâmica comprovam que o escoamento de ar em torno de corpos rombudos é complexo e, portanto, são necessários esforços experimentais e computacionais para entendê-lo completamente. A previsão correta da força de arrasto resultante da interação entre um corpo rombudo e o fluido escoando em torno dele ainda constitui um dos problemas básicos da mecânica dos fluidos e fluidodinâmica computacional. Apesar de existirem na literatura certos resultados experimentais do coeficiente de arrasto para o caso de uma esfera imersa em um escoamento de ar, ainda não foram encontradas evidências ou resultados numéricos que reproduzissem os mesmos resultados encontrados experimentalmente, a não ser os resultados obtidos por simulação numérica direta. Este trabalho teve como objetivo principal a reprodução numérica de tais resultados experimentais utilizando o método numérico de volumes finitos; os programas de fluidodinâmica computacional de simulação SU2, de geração de malha Ansys ICEM CFD e de pós-processamento ParaView; e as metodologias de modelagem da turbulência RANS, URANS, DES, DDES e ZDES. São apresentados, neste trabalho, conceitos fundamentais para uma me lhor compreensão da mecânica dos fluidos, aerodinâmica, métodos numéricos e modelagem de escoamentos turbulentos. Apesar de não ter sido possível obter todos os resultados desejados, este trabalho apresenta resultados satisfatórios e significantes para uma melhor compreensão dos fenômenos resultantes da interação entre um corpo rombudo, neste caso a esfera, e o escoamento de ar ao seu redor, e como as metodologias de modelagem da turbulência e programas utilizados funcionam e são capazes de simular tais fenômenos.
Abstract: Due to the great frequency with which they occur in nature and in different engineering applications, the flow around rigid bodies has been the subject of numerous theoretical and ex perimental studies for over a century. In fluid mechanics, bodies can be classified according to their geometric shape as bluff or aerodynamic. Existing knowledge and studies on aerodynamics prove that an airflow around bluff bodies is complex and, therefore, experimental and computa tional efforts are needed to fully understand it. The correct prediction of the drag force resulting from the interaction between a bluff body and the fluid flowing around it still constitutes one of the basic problems of fluid mechanics and computational fluid dynamics. Although there are in the literature certain experimental results of the drag coefficient for the case of a sphere immer sed in an air flow, no evidence or numerical results have yet been found that reproduce the same results found experimentally, except for the results obtained by direct numerical simulation. The main goal in this work is to reproduce, numerically, such experimental results using the numeri cal method of finite volumes; the computational fluid dynamics softwares for simulation SU2, for mesh generation Ansys ICEM CFD and for post processing ParaView; and the RANS, URANS, DES, DDES and ZDES turbulence modeling methodologies. In this work, fundamental concepts for a better understanding of fluid mechanics, aerodynamics, numerical methods and modeling of turbulent flows were presented. Although it was not possible to obtain all the desired results, this work presents satisfactory and significant results for a better understanding of the phenomena resulting from the interaction between a bluff body, in this case the sphere, and the air flow around it, and how the turbulence modeling methodologies and programs used work and are capable of simulating such phenomena.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Mecânica, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
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