Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/34736
Título: | Evasão no curso de licenciatura em Química (UnB) no contexto da pandemia de Covid-19 |
Autor(es): | Monteiro, Felipe Santos |
Orientador(es): | Toledo, Evelyn Jeniffer de Lima |
Assunto: | Evasão universitária Estudantes universitários - saúde Pandemia |
Data de apresentação: | 2022 |
Data de publicação: | 11-Mai-2023 |
Referência: | MONTEIRO, Felipe Santos. Evasão no curso de licenciatura em Química (UnB) no contexto da pandemia de Covid-19. 2022. 65 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Química) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. |
Resumo: | Tomando que a primeira semana de 2020, as aulas da UnB foram
interrompidas devido à pandemia de COVID-19, sendo implementado o Ensino
Remoto Emergencial. Com isso, inúmeras dificuldades institucionais e educacionais
foram geradas para professores e alunos, o que fez com que este trabalho abordasse
como objetivo entender como foram as experiências dos alunos do curso de
Licenciatura em Química frente a ação desse sistema de ensino. Foi tomado como
referencial os estudos sobre evasão no ensino superior de Park e Choi (2009)
referente ao Ensino à Distância (EaD) e o trabalho de Nunes (2021) que dissertou
sobre Ensino Remoto Emergencial (ERE). Como resultado desta pesquisa, observouse que não existe somente um fator que pode influenciar para evasão dos discentes,
mas sim um conjunto de fatores. Os fatores externos que mais influenciaram os alunos
a se evadirem foram problemas pessoais e falta de acesso a dispositivo adequado ou
internet de qualidade. A respeito dos fatores internos, que foram determinantes para
que alunos retirassem disciplinas, foram integração acadêmica e falta de motivação.
Um dado importante constatado no estudo foi que a falta de apoio familiar contribui
para evasão. A conclusão desse trabalho é que a evasão é causada por fatores
externos e internos à universidade, sendo intensificada pela falta de saúde mental,
tornando-se um fenômeno complexo. Além disso, as instituições precisam se preparar
para dar apoio psicológico, educacional e trazer práticas de bem estar para
estudantes. |
Informações adicionais: | Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2022. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Química
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.