Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/34736
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_FelipeSantosMonteiro_tcc.pdf1,65 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Evasão no curso de licenciatura em Química (UnB) no contexto da pandemia de Covid-19
Autor(es): Monteiro, Felipe Santos
Orientador(es): Toledo, Evelyn Jeniffer de Lima
Assunto: Evasão universitária
Estudantes universitários - saúde
Pandemia
Data de apresentação: 2022
Data de publicação: 11-Mai-2023
Referência: MONTEIRO, Felipe Santos. Evasão no curso de licenciatura em Química (UnB) no contexto da pandemia de Covid-19. 2022. 65 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Química) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Tomando que a primeira semana de 2020, as aulas da UnB foram interrompidas devido à pandemia de COVID-19, sendo implementado o Ensino Remoto Emergencial. Com isso, inúmeras dificuldades institucionais e educacionais foram geradas para professores e alunos, o que fez com que este trabalho abordasse como objetivo entender como foram as experiências dos alunos do curso de Licenciatura em Química frente a ação desse sistema de ensino. Foi tomado como referencial os estudos sobre evasão no ensino superior de Park e Choi (2009) referente ao Ensino à Distância (EaD) e o trabalho de Nunes (2021) que dissertou sobre Ensino Remoto Emergencial (ERE). Como resultado desta pesquisa, observouse que não existe somente um fator que pode influenciar para evasão dos discentes, mas sim um conjunto de fatores. Os fatores externos que mais influenciaram os alunos a se evadirem foram problemas pessoais e falta de acesso a dispositivo adequado ou internet de qualidade. A respeito dos fatores internos, que foram determinantes para que alunos retirassem disciplinas, foram integração acadêmica e falta de motivação. Um dado importante constatado no estudo foi que a falta de apoio familiar contribui para evasão. A conclusão desse trabalho é que a evasão é causada por fatores externos e internos à universidade, sendo intensificada pela falta de saúde mental, tornando-se um fenômeno complexo. Além disso, as instituições precisam se preparar para dar apoio psicológico, educacional e trazer práticas de bem estar para estudantes.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Química



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.